• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Legislativas. Gil Costa Vaz contra escolha de José Eduardo Moreno. MpD Picos ameaça demitir-se em bloco
Política

Legislativas. Gil Costa Vaz contra escolha de José Eduardo Moreno. MpD Picos ameaça demitir-se em bloco

Gil Costa Vaz, líder da Comissão Política do MpD em São Salvador do Mundo, Picos, queria ir para o parlamento, no lugar do seu colega de partido e atual deputado, José Eduardo Moreno. Gorada que foi a sua intenção, pois não conseguiu se impor junto do Austelino Correia, líder da Comissão Política Regional de Santiago Norte, e nem mesmo do próprio presidente do Partido, Ulisses Correia e Silva, Vaz, que conta o apoio do seu primo e atual autarca, Ângelo Vaz, terá ameaçado demitir-se do cargo e com ele a estrutura local do MpD, segundo confidenciou ao Santiago Magazine, uma fonte bem posicionada.

A crer nessa fonte, a situação em São Salvador do Mundo é de guerra aberta entre a estrutura local do MpD e a Comissão Política Nacional.

Em São Salvador do Mundo é sabido que a relação entre os primos Vaz (Ângelo e Gil) e o atual deputado ventoinha, José Eduardo Moreno, nunca foi boa, e agora a coisa estragou de vez. Consta que Ângelo Vaz é quem está mais radical nesta guerra contra a escolha de Moreno para encabeçar a lista do MpD daquele concelho para as eleições de 18 de abril, que nem mesmo os conselhos do Olavo Correia tiveram a força de o demover.

E o conflito tem vindo a piorar dia após dia. Ontem, 24, Gil Costa Vaz publicou um post, na sua página do facebook, onde chama atenção de todos “os companheiros de luta, militantes, amigos e todo o sistema MpD Picos” que é chegada a “hora de levantar a bandeira da dignidade e da verdade… de lutar pelo respeito e pela democracia”, acrescendo que “há lutas que precisam ser travadas agora, para que os nossos sucessores possam ser respeitados.”

O post de Gil Vaz é uma "convocatória" para um encontro, dia 28 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, sob o lema: Por São Salvador do Mundo, Justiça, Igualdade e Respeito" ao qual, este político, que também acumula as funções de assessor do seu primo, Ângelo Vaz, diz contar com o MpD Picos nesta “última luta, uma luta a favor da dignidade de São Salvador do Mundo”.

Entretanto, o MpD divulgou esta quinta-feira, 25, as listas dos candidatos à Assembleia Nacional nas eleições de 18 de abril próximo, onde consta no nome de José Eduardo Moreno na sétima posição, demonstrando que Gil Costa Vaz já perdeu esta luta. Resta agora saber se terá coragem de avançar com o abandono do cargo de líder da Comissão Política local do MpD, como sugere a nossa fonte.   

Partilhe esta notícia