• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Legislativas 2021. Coordenador do MpD nos Picos fecha sede do partido em revanche por ficar fora da lista
Política

Legislativas 2021. Coordenador do MpD nos Picos fecha sede do partido em revanche por ficar fora da lista

Gil Costa Vaz, coordenador concelhio do MpD em São Salvador do Mundo, não gostou de ter sido preterido das listas do partido para as legislativas de 18 de Abril por Santiago Norte e reagiu de foma bem radical: para boicotar a campanha ventoinha, Vaz mandou os funcionários de férias e trancou as portas da sede do MpD na cidade dos Picos, obrigando o presidente da Comissão Política Regional de Santiago Norte, Austelino Correia, em última instância, a arrendar novo espaço para acolher militantes e materiais de propaganda, ficando o partido a pagar por ambos.

O presidente da Comissão Politica ventoinha em São Salvador do Mundo pôs, literalmente, o partido no olho da rua. Agastado com a liderança regional do MpD, a cargo de Austelino Correia, que o deixou de fora na escolha de candidatos do MpD por Santiago Norte, em detrimento de José Eduardo Moreno (nº7 na lista para a região que coloca 14 deputados no Parlamento), Gil Costa Vaz, que já havia ameaçado demitir-se do cargo juntamente com toda a direcção local, foi mais além e decidiu trancar as portas da sede do partido - inaugurada por Ulisses Correia e Silva - e deixar o time ventoinha em São Salvador do Mundo literalmente na rua.

Sem demitir, como deixara antever nos seus posts no facebook, Vaz, que é primo do presidente da CM de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, de quem, aliás, terá apoio nesse conflito interno, calculou a sua "vingança" de tal forma que, mesmo antes de fechar a sede e levar as chaves, mandou os funcionários para férias e, só depois, bloquear a entrada dos militantes e responsáveis de campanha do MpD na sede do partido no centro da cidade dos Picos.

A atitude não colhe apoio de boa parte dos militantes e simpatizantes do MpD nos Picos com quem Santiago Magazine falou. Eles acusam ainda a postura do coordenador concelhio do partido, Gil Vaz, de, "enquanto assessor do presidente da CM, seu primo, estar a intimidar os funcionários camarários afectos ao MpD de demissão caso sejam vistos a fazer campanha".

Arredado do seu póprio espaço, o MpD, na pessoa do coordenador partidário em Santiago Norte e cabeça-de-lista nessa região política, Austelino Correia, teve de arrendar um outro espaço para funcionar como sede de campanha em São Salvador do Mundo.

A nova 'casa' ventoinha nos Picos fica precisamente ao lado da sede, entretanto, encerrada por Gil Costa Vaz. E a coisa piora: como o novo espaço não tem energia eléctrica, pediram ao coordenador do MpD nos Picos que lhes ceda, até 18 de Abril electricidade, mas nem aqui Vaz cedeu. Resultado? A Comissão Regional concelhia do MpD teve que negociar com a Electra a ligação de energia electrica por menos de duas semanas.

E nesta "briga" quem parece ter ganho num primeiro 'round' será Gil Costa Vaz, uma vez que, praticamente, obrigou o MpD a pagar agora duas rendas de casa, ainda que o partido esteja a utilizar uma, para os próximos quinze dias, enquanto as portas da sede principal está, alegadamente, suspensa.

Este caso, de acordo com fontes no local, já é do conhecimeno da secretária geral do MpD, Filomena Delgado, com quem este jornal ainda não chegou à fala. Também não nos foi possível ouvir a posição de Gil Vaz, nem de Austelino Correia, apesar das tentativas.

Partilhe esta notícia