• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Camilo Leitão da Graça é o primeiro embaixador residente nomeado para a Guiné-Bissau
Política

Camilo Leitão da Graça é o primeiro embaixador residente nomeado para a Guiné-Bissau

O diplomata de carreira Camilo Leitão da Graça é o primeiro embaixador residente na Guiné-Bissau, segundo o decreto-presidencial publicado esta quinta-feira, 14, no Boletim Oficial Electrónico (BOE).

O diploma que nomeia Camilo Leitão da Graça entrou já em vigor, assim como o que marca as datas para as eleições legislativas e presidenciais, previstas para 18 de Abril e 17 de Outubro, respectivamente.

Em Agosto do ano passado, por ocasião da inauguração das novas instalações da embaixada da Guiné-Bissau, na Praia, o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, garantiu que o Governo estava a trabalhar para abrir uma embaixada de Cabo Verde na Bissau.

Na ocasião, o governante realçou a necessidade de os dois países potenciarem as suas relações de amizade e cooperação, sublinhando que, para além da Guiné-Bissau e Cabo Verde terem a mesma língua, relações consanguíneas, interesses comuns, há ainda o facto de os dois países pertencerem a espaços dinâmicos que demandam diálogo e concertação.

Guiné-Bissau é um país da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal ao norte, Guiné ao sul e ao leste e com o Oceano Atlântico a oeste. O território guineense abrange 36.125 quilómetros quadrados de área, com uma população estimada de 1,6 milhão de pessoas.

O produto interno bruto (PIB) per capita do país é um dos mais baixos do mundo. É membro da União Africana, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Organização para a Cooperação Islâmica, União Latina, Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Francofonia e da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação