• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Tribunal de Relação de Barlavento decide pela extradição de Alex Saab para os EUA
Sociedade

Tribunal de Relação de Barlavento decide pela extradição de Alex Saab para os EUA

Os três juízes do  Tribunal de Relação de Barlavento, em acórdão de  31 de Julho, decidiram pela  extradição  do cidadão venezuelano  Alex Saab Nain Moran para os Estados Unidos de América, a fim de ser julgado nesse país.

Segundo o acórdão a que a Inforpress teve acesso, nos EUA aquele cidadão venezuelano, natural da Colômbia, vai ser julgado por oito crimes, sendo um de “conspiração para cometer lavagem de dinheiro”  e sete de “lavagem de instrumentos monetários” referenciados no despacho da acusação dos autos  e no pedido formulado  pelo Ministério Público.

O Governo da Venezuela, num comunicado divulgado, considerou “arbitrária” e uma “violação do direito e das normas internacionais a detenção do empresário (de nacionalidade colombiana e venezuelana), pelas autoridades policiais cabo-verdianas, na ilha do Sal, “, tal como as “acções de agressão e cerco contra o povo venezuelano, empreendidas pelo Governo dos Estados Unidos da América (EUA)”.

Por seu turno, a ministra da Justiça cabo-verdiana afirmou que a decisão sobre o pedido de extradição do empresário Alex Saab foi baseada num parecer do Ministério Público e que o Governo “não se intromete”.

“Cabo Verde tem um dever de cooperar. Esse dever de cooperação é mais forte tratando-se de matérias ligadas a crimes relacionados com tráfico de droga e com lavagem de capital. Nós respondemos a um pedido de colaboração internacional e a partir daí o processo segue a sua tramitação judicial”, afirmou a ministra da Justiça, Janine Lélis.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação