Pub

Trata-se do BMW ST – 35 – RP, de cor branca. Acaba de chegar ao concelho de São Miguel. O preço deste tipo de viaturas ronda entre os 80 mil a 120 mil euros. É pois uma viatura Top de Gama e destina-se ao uso pessoal do presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes.

Tudo indica que se está perante uma aquisição feita à margem do que está determinado pela lei das aquisições públicas. A viatura foi adquirida na Europa e acaba de chegar ao concelho de São Miguel.

A lei de aquisições públicas estabelece o concurso e as consultas do mercado como princípios básicos a que todas as instituições estão vinculadas nas compras de bens públicos.

No entanto, independentemente destes princípios básicos terem sido ou não observados neste negócio, Santiago Magazine não deixa de registar que está-se perante uma viatura de luxo, para servir o presidente de um concelho a braços com problemas diversos, que vão do desemprego jovem ao saneamento, passando pelo deficiente abastecimento de água, falta de estradas de penetração, entre outras necessidades colectivas.

São Miguel figura entre os concelhos mais pobres de Cabo Verde. Dados do último Censo realizados no país apontam que 15 mil 648 pessoas vivem em São Miguel. Quanto ao emprego (da população com mais de 15 anos), a população activa ocupada é 38.9%, a população desempregada é de 4.6% (os dados de 2016 referem a 5.3%) e a população inativa é de 56.5%. Cerca de 46% de micaelenses não possuem água em casa e 51% não tem acesso à energia eléctrica. No que respeita ao índice de conforto, apenas 0,4% aparece no grupo de muito alto, sendo que 34,7% está no grupo de muito baixo.

São Miguel é um concelho portador de um vasto território rural, com grande capacidade agrícola e pecuária. No entanto, o concelho carece de estradas de penetração e outros equipamentos sociais importantes para alavancar essas localidades e promover a qualidade de vida das pessoas. Quando chove, pelo menos dois terços do território rural do concelho fica sitiado, sem acesso e sem qualquer oportunidade de circulação de pessoas e bens.

Criado em 1997, o concelho de São Miguel tem uma população jovem. De acordo com o último Censo, cerca de 36,6% da sua população tem idade compreendida entre zero e 14 anos; 24,5%, entre 15 e 24 anos e 10,7% entre 25 a 34 anos.

Estes dados oficiais espelham muito bem o concelho de São Miguel e demonstram quais devem ser as prioridades deste concelho da Região Política Santiago Norte, situado entre Santa Cruz e Tarrafal pelo litoral.

Com 20 anos de criação, São Miguel foi sempre governado pelo MpD. Neste momento, é liderado por Herménio Fernandes, que por sua vez conta com mais seis vereadores (Anildo Tavares, Daniel da Silva Gonçalves, Salvador Lopes da Cruz, Celisa Vanira Alves, Francisco Lopes Cabral e Natalino Sanches Tavares) todos profissionalizados a tempo inteiro.  

 

Comentários  

+1 # Sonhador 29-08-2017 00:04
Esqueceu de mencionar que tem até quem é profissional como vereador, mas é habitante da Praia, logo, não é assim "profissional a tempo inteiro"...
Responder
0 # Xibiote 23-08-2017 07:50
Hermenio decide LEILOAR a viatura top e tirar os olhos do mundo e ma lingua dele.
Acho ideia sensacto.
Responder
0 # Tobedja 22-08-2017 17:59
Não existirá uma direcção geral do património do estado para pôr a residência oficial em condições de residir, caso ela esteja degradada e obrigar o titular a residir nela? Já não existe inspecção de finanças no país? Ajudem-me, por favor, a entender isso porque estou há muito refugiado na pasárgada e sou leigo nestas matérias. Por favor!!!
Responder
0 # Beatriz Kucio 23-08-2017 13:06
Continue por lá, na pasárgada, lá és amigo do Rei, terás comida e bebida à vontade e terás as mulheres k escolheres na cama que tu mesmo escolherás!!!! Se bem que se fores amigo de quem manda por cá...então podes voltar a correr pra cá isso tudo já é possivel...mas caso não sejas da família real...poderás GRITAR, BERRAR, e ESPERNIAR ....o mais que te dizem é ...não estas contente vá te embora pra PASÀRGADA... Meu caro, continuamos sendo os FLAGELADOS....AGORA DE QUE VENTOS isso eu já n~~ao sei dizer te.
Responder
0 # Olavo 21-08-2017 13:26
Presidente da Tanzânia, ordenou que todas as viaturas 4 x 4 e outros carros de luxo devem ser apreendidos e vendidos em hasta pública e os recursos utilizados para fornecer bens e serviços públicos.

Este é um serviço público e não um trem da alegria. Os que vieram aqui fazer riquezas devem sair, e se juntar ao setor privado.

Todos os ministros e funcionários estão aqui para trabalhar, não para buscar opulência obscena. Eu não quero vê-los em grandes carros (Guzzlers 4×4), se alguém insistir por favor, deixe-os ir comprar seus próprios carros.

http://noticias.mozmassoko.co.mz/2016/08/presidente-da-tanzania-ordena-que-ministros-passem-a-usar-vitz-e-que-os-carros-de-luxos-sejam-leiloados.html
Responder
0 # Planalto 20-08-2017 19:50
Credu! nem P-M e o que diz o Ulisses?
Responder
0 # Carvalho 20-08-2017 15:07
Residência de Presidente de Câmara de São Miguel edos mais luxuosos do país.
Porquê esse rapacinho recusa la ir e recebi 70 contos por mês de renda da casa da mulher dele... Num mandato a casa está liquidada e Cadjeta ra txabeta.
Responder
+2 # Xanoti 20-08-2017 15:02
O que mais me indigna é que Herménio Fernandes recusou morar na residência oficial e em contrapartida recebe 70 mil escudos mensais de subsídio de renda de casa, equivalentes a 840 contos anuais. Durante um mandato de 4 anos, o homem vai embolsar 3.360 contos só de subsídio de renda de casa. Este dinheiro daria para pagar propinas para 31 jovens na UNICV. Se é roubo não sei, mas que é pouco ético e gestão danosa, acredito que sim.
Responder
0 # Badia 03-09-2017 20:18
Mas se ele já tem a sua casa e apresenta melhores condições, não vejo mal nenhum em querer viver na sua própria casa que construiu não antes de ser presidente E receber o subsídio para custear as suas despesas, já que trata-se de um direito seu.
Responder
+1 # Djosa Neves 20-08-2017 08:07
Nos países DOADORES de Cabo Verde, governantes andam até de BICICLETA. Tenho muito receio dos DESLUMBRADOS!!
Responder
0 # Miguel angelo lopes 19-08-2017 15:57
Para um bom fim sempre temos que comecar do comeco
Responder
+1 # Tobedja 19-08-2017 10:39
Aqui há uma questão prévia que cumpre colocar, para depois sabermos como avaliar a conduta do homem público. Nomeadamente saber se o carro foi comprado a título pessoal e pago com o bolso do presidente. Se assim é, como não sou invejoso e nunca fui, não tenho nada a ver com isso. Se comprou o carro para o exercício de funções, com o erário público, então interessa saber, sim, se ele seguiu os trâmites legais, nomeadamente respeitando a lei da concorrência. Por outro lado, se a lei não proíbe aquisição fora do país, não há nenhuma ilegalidade e nem sequer se pode falar em violação das regras da concorrência. Porque, segundo enxergo, a aquisição pública procura salvaguarda uma concorrência sadia no mercado por questão de transparência e de não favorecimento de algumas empresas em detrimento de outras. Portanto, faltam-me esses dados para saber se o autarca agiu dentro da lei ou à margem dela. Sem esses dados a questão pode ser avaliada politicamente, mas aí não queremos entrar.
Responder
0 # Gauss 20-08-2017 08:47
Bro
Tudo que escreveste esta lindo
So mais uma questao esta a faltar.
Se o carro for adquirido com dinheiro dele o porque de regista lo com chapa matricula do estado.
Responder
+4 # Emigrante em Paris 19-08-2017 08:29
Os judeus, desde os tempos antigos, sempre diziam que A GANÂNCIA INSACIÁVEL É UM DOS TRISTES FENÓMENOS QUE APRESSAM A AUTODESTRUIÇÃO DO HOMEM. Este ditado encaixa-se perfeitamente à vergonhosa aquisição do BMW de luxo pelo Presidente da Câmara Municipal de Calheta de São Miguel. Muito triste. Transmito os meus sentimentos a todos os micaelenses, neste momento de muita dor…
Responder
0 # Margarida Da Silva 18-08-2017 20:44
Wow ! Keli go tene bolsu quente ! E propi kel tipu di bolsu li ki mi gosta, kkkkkk
Responder
+1 # Janine 18-08-2017 20:43
É gravíssimo,isso de mostra que este abraçou a função de presidente de câmara para se enriquecer.Sinto raiva do fundo do meu coração. Votar mim, é assunto enterrado. Para quê votar, para ajudar esbanjadores e alvorecer o nosso povo. O ridículo não mata neste país. Deus não durme, tenho fé nele.
Responder
+6 # José Gentil Pontes 18-08-2017 20:14
Espero que o Govero tome nedidas e sancione este inimigo do povo. Este senhor não conhece o as agruras que o nosso povo passa para viver nesta terra
Responder
+1 # José Gentil Pontes 18-08-2017 20:11
Espero que o Governo tome medidas e sancionar este inimigo do povo.
Responder
+5 # TINO DE CALHETA... 18-08-2017 19:54
TRISTE PAMODI QUENHA QUE TA PERMITE ISSO CONTICE É MESMO POVO, E POVO SEM EDUCACAO , FALO CULTURA ESCOLAR, KA SABI O QUANTO DE PODER POSSUI PA DICIDE KES BARBARIDADES LA OU NÃO, NO ENTANTO TUDO ISSO FAZE PARTE DE DESGRAÇA E ORGULHO PROPRIO E SEM DJOBE PA LADO...
Responder
+4 # jaquelino semedo da 18-08-2017 19:15
Uma cidade jovem, com tantas necessidades primaria onde carece muita falta de agua, energia, estrada e principalmente o factor emprego que afecta e é causador d efeitos contrangedor no seio juvinil, passa a ser rediculo um presedente a ter um carro de luxo com um preco tal, pois é, de facto o tem que ter um meio d transporte pessoal. Mas tem que ser a um custp de 80 mil a 120 mil euro? Tudo isso é do nosso bolso. Assim o cofre do estado nao aguenta se cada cidade ou municipio cada presedente resolve ter uma viatura do tamanho luxo. Sao tantos municipios meu deus dai o povo sabedoria para lidar com esses lideres do CV.
Urgentemente seria bom repensar caboverde
Responder
+4 # António fernandes 18-08-2017 19:13
Estamos perante, esbanjamento de dinheiro público, pessoas à passar dias sem levar panela ao lume e governantes, com vida de luxo Estamos a caminhar para Luanda em Cabo Verde.
Temos que ter governantes responsáveis e comprimetidos com a população e não com o seu bem estar e luxo.
Responder
+6 # Montclaus 18-08-2017 19:10
E que se lixe o povo!!! Eis o lema dos depois das eleições
Responder
+2 # Helena Fontes 18-08-2017 18:23
Upsssssssssssssssssssssss!
Avéeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
Cruzessssssssssssssssssss!
Putsssssssssssssssssssssss!
Pimbançoooooooooooooooo!
:P
É nisso que dá sermos desgovernados pelas limárias rabentolas y sem djobi pa ladu e que nem djobem pelas Leis da República de Cabo Verde, dito um Estado de Direito..., na undi propi desde 20 de Março de 2016?????? Oh Sr PR JCF Presidência da República de Cabo Verde?
:P
:D
Espero que o Tribunal de Contas, o Ministério das Finanças, a Procuradoria Geral da República e a Polícia Judiciária sejam ligeiros e céleres com este kassubody ao tesouro público!
No aguardo!
Poxaaaaaaaaaaaaaaa!
Só mamadores esses rabentolas de meia tigela!
Arre!
.l.
Vou ficar de olho nesse Kadjetagate!
Só bada[censurado] propi!
Eva Ortet Nuias Silva Rui Semedo
P.S. Será que é oferta do Embaixador "amigo" da UE????? :D
Quiça....
Carla Carvalho
Rafael Fernandes Joao Tomar Olavo Correia Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva que tendes a dizer about?
No aguardo!
Responder
0 # Djosa Neves 20-08-2017 08:17
Realmente, há muito por fazer nesta nossa HUMILDE terrinha. Mas é pena de nunca se ter lembrado de fiscalizar as OBRAS durante o Governo anterior, as mansões da Prainha e Palmarejo, os VX e V10 que por aí pululam, as bolsas para as pequenas, as negociatas na Electra de fornecedores familiares. os financiamentos ás Associações camaradas...É pena!!! E PIMBA, tenha dó!!
Responder
+1 # Jose Lopes 18-08-2017 17:56
Com o mpd tudo eh possivel.
Quem sabe se alguem mao acamada a receber ssalario. Acho que o poder nao e eterno.
Carro pa da pikena boleia ku tv pa odja video
Responder
-5 # José António Martins 18-08-2017 17:54
A nota que Santiago Magazine escreveu, espero que o mesmo tenha provas concludentes de que a dita viatura tinha sido adquirida com dinheiro do Município de Calheta. Se tiver que faça o Mº. Pº. investigar. Se não o tiver, que acho muito provável, ele que se evidencie em arranjar um caustico de grande timbre. Difamar ou caluniar constituem-se crime e é punido criminalmente e civilmente.
Responder
+1 # Helena Fontes 18-08-2017 19:57
E no caso do dito Fundião há provas?
E o MpDorlas já não julgou as pessoas em praça pública? !
Pois!
:P
Responder
+1 # O Rei Zulu d Calheta 18-08-2017 17:20
Creeedo!
Eu não acredito no que acabei de ler e ver!
kkkkkkkkkkkkkkk
SANTIAGOMAGAZINE, vocês são o "Al Jazeera News" que faltava em Cabo Verde!
Viva os Sem Djobi Pa Lado!
Responder
+1 # Djubenço 19-08-2017 13:16
E dai!! O preço é pequeno. Menor do que o dos V10 e compainha limitada que andam por ai.
É a marca que vos incomoda?
Comprem um também
!
Responder
0 # Antonio veiga 19-08-2017 12:56
É assim ki esses parasitas lerem viver à custa da miséria dos povos das ilhas políticos de meia tijela gananciosos à custa do suor dos coitados
Responder
-1 # Site medíocre 19-08-2017 12:39
Favor nhos medjora nhos sites. Vocês deveriam permitir comentarios mas com a conta do facebook ou google. Assim os comentarios não tem gredibilidade porque qualquer possoa coloca o nome e email que ele bem entender.
Responder