Pub
Por: Luís de Pina

luis de pina 11

A propósito da publicação do dia 13 de outubro, pela Inforpress, de uma notícia intitulada “Celso Ribeiro demarca-se dos eventuais erros cometidos pelas anteriores equipas camarárias”, lembra-me o velho ditado popular segundo a qual “nas dificuldades conhecemos os verdadeiros amigos, na facilidade os oportunistas”.

Tarrafalenses, esta atitude do candidato do MpD deveria merecer, no mínimo, um reparo imediato dos dirigentes desse partido. Ao não se retratar de mais este ato de crueldade e desonestidade moral contra o presidente da Câmara, o MpD tão somente confirma o quanto para a sua política "a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades”, segundo dizia Charles Tocqueville.

Tenho, por mim, que o atual presidente é um homem idôneo, de princípios e de carácter. Mal o conheço, mas tenho acompanhado a administração do Concelho sob a governação dele. Caso contrário, duvido que faria uma carreira docente de reconhecida competência, dedicação e zelo.

Sobre esta afirmação, cujo link deixo em baixo para que as pessoas possam aceder, deixo apenas três considerações:

1. Gostaria de dizer ao povo tarrafalense e ao candidato do MpD que o mandato que ora termina é do MpD, assim como os restantes 24 anos passados. Portanto, todos os 28 anos de governação autárquica em Tarrafal são mandatos do MpD e o MpD deve, sim, prestar contas à população e ser avaliado nas urnas, já no dia 25 de outubro, pelo seu desempenho. Se assim não for, que explique ao povo o que é que as suas "muletas" andam a fazer em Tarrafal, em prol da campanha dele? Ontem esteve o Ministro das Finanças e hoje, por sinal, o ministro da Agricultura, que sempre abandonou os tarrafalenses, com acúmulo deste ano ter mandado seus técnicos alimentar os gafanhotos com "ração de engorda"? E já aproveito para o convidar a visitar as zonas agrícolas e explicar ao povo que tipo de ração mandou distribuir para o crescimento de gafanhotos. Ou será também que não deve satisfações ao povo?

2. Por acaso não sabe o sr. candidato do MpD que o atual presidente da Câmara é um representante do povo com a obrigação de cumprir o programa que o partido propôs aos tarrafalenses, aos quais deve fidelidade e responsabilidade ética, política e governativa?

3. Desafio o candidato a explicar aos tarrafalenses e leitores da Inforpress: (i) quem fez a seleção ou imposição prévia do presidente da câmara e o apresentou ao eleitorado de Tarrafal como representante dos valores e metas do MpD? (ii) quem atestou e certificou ao eleitor que o atual presidente da câmara estava não apenas pronto para ser candidato, mas também, preparado para exercer função do presidente da autarquia? (iii) quem custeou a campanha eleitoral do sr. Presidente da CMT?

Por mais desesperado que esteja o MpD e seu candidato, deveriam ter a decência de não tratar o atual presidente da CMT como um meio para a política e como um fim para a moral.

É hora de prestar contas! É o momento de fazer política com elevação e nobreza!

*Título da responsabilidade da redação 

 

Comentários  

0 # Carlos L. Sanches 20-10-2020 23:03
keli gó era pa nhos ka publicaba gó, pamó sta es ta pedi poi dodoti. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Responder
0 # Graciosa 19-10-2020 08:28
Ai se o ridículo matasse.
A vida é feita de escolha. E o MPD, quer queiram quer não, fez a sua escola. A Escolha é o Celso Ribeiro. dos cinco candidatos é claro que o Celso Ribeiro é a melhor opção. Todo o resto é todo o resto. Quanto ao meu amigo, Lindo Bicha, autor desta peça, faço minhas as palavras do Dr Óscar Santos (não sou fã do Óscar) "engosta"
Responder
0 # Luís de Pina 19-10-2020 15:29
Hahahahaha! Graciosa! Lindo Bicha tem muitos amigos. Mas, não imaginava que alguns eram habitantes de Graciosa. Bem, a ti, como estás bem escondido no rochedo para que não se lhe agarre o rabo, não posso, obviamente, falar contigo. Aconselho-te que preserve o teu rabo com tranquilidade, embora saiba que estás de "olhos" na banana. Há de chegar o teu dia seu Graciosa. Fique bem! E lembre que quando sair da rocha podemos falar. Sei muito bem lidar com gentes de Graciosa, Angra, Quintolanso ...
Responder
0 # Arena crítica 18-10-2020 18:27
Celso Ribeiro deveria demarcar-se do Zé há muito tempo. Inclusive deveria deixar bem claro que não se revê no trabalho do seu antecessor. De facto, Zé fez um péssimo mandato.
Responder
0 # Cassandro 18-10-2020 07:07
És "GAJO.."Nao passa dum palhaço que cre protagonismos...bandos de abutres a procura de palco...quem és senhor? Quem congel? Imagina cre ser presidente...desculpa presente na assembleia...a vomitar baboseira...se foi dito...ben dito...alias já o devia ter feito...o Sr agora vem flanu ma atual presidente é tudo iso edta a contradizer o seu tirinha que diz q 28 anos e particularmente és último mandato foi nojo...e agora dizer o q foi dito tem mal...CRESCE E APARECE ...SEU....
Responder
-1 # tibernau 17-10-2020 18:52
Caro colunista.

A que se refere a honestidade do atual presidente da Câmara não estou de acordo consigo.

Posso provar-lhe em documentos se assim entender que ele é até muito desonesto.

Aliás muitos muitos tarrafalenses devem estar de acordo comigo.

Posso fazer chegar documentos comprovativos aos tarrafalenses.
Responder
-1 # Luís de Pina 18-10-2020 08:40
Caro, comentarista;
Agradecia que releia com atenção o que eu disse: primeiramente, quem sou eu para julgar alguém que mal conheço? Não tenho nenhum dado que confirma ou não o que você disse. Mas, mesmo que tivesse, não seria eu, de certeza, a julgar quem quer que seja. No entanto, havendo essas "provas" que diz ter, seria bom entregá-las às instâncias próprias. O que disse, repito, até prova em contrário "tenho, por mim que é uma pessoa idónea...". Um grande abraço e agradecimento por ter lido o meu artigo de opinião.
Responder
-2 # Luís de Pina 17-10-2020 14:40
☺️
Responder
0 # Zé Mangui 20-10-2020 09:15
Artigo bem feito e muito bem enquadrado. O atual presidente da câmara do MPD e do Tarrafal é considerado tudo que é mau pelo proprio MPD ? Principalmente pelo proprio De[censurado]do do MPD para Tarrafal que foi vereador se o" Zé de TuTu presidente tem rabo padja, De[censurado]do José Soares ka ta txiga bera lumi ". Alguém ki fla me tem prova contra atual presidente pa apresenta . Keloto António Florencio Tchoy de Manuzinho Txada moron ki sta um grande colunista também no facebook pago para usurpar o dinheiro do povo , pa nu flal ma na txada moron el ka ta passa pamodi nu Conchi si falcatrua ou dinhero di povo pa visto e dicumentos falsos. MIDJOR NHU CHINTA TCHOY. Em concreto atual candidato de MPD si sta pensa me teni bom linguarudo é sta enganado. Es tal rapaz de txada moron sob amada do povo pa ka sirbi povo pa toma di povo coitado.
Responder