• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Crónica sobre um sonho
Ponto de Vista

Crónica sobre um sonho

Ontem sonhei que num reino muito distante, nascia um gigante que tinha sido criado para extinguir todos aqueles que andavam a impedir esse grande reino de se desenvolver e se tornar na mais poderosa nação do planeta.

Esse gigante foi batizado de COVID-19. A malta de São Vicente justificou que esse nome adveio das dezanove sucessivas vezes que no passado, os profetas fizeram alerta, mas que k’ovid.

Sonhei que esse monstro era muito grande, forte, invisível e implacável no seu ataque!

Sonhei que no início, ninguém se preocupava porque o gigante foi criado para atacar e matar apenas doentes crónicos e alguns velhos agora inválidos, mas responsáveis pela construção do reino que ficou muito rico e poderoso. Entretanto, o gigante foi crescendo e começou a reproduzir, à velocidade de um furacão, milhões de filhotes gigantes que rapidamente se espalharam pelos reinos vizinhos.

Sonhei também que o rei desse reino distante apelava a todos os seus homólogos, para se prepararem, pois, brevemente esse gigante atacaria todos os reinos porque, mesmo sendo muito tamanho, conseguia viajar, aos milhares, até numa palma da mão.

Contudo, apesar dessas sucessivas mensagens desse rei, ninguém deu importância. Para um auto-proclamado rei dos reis, tratava-se apenas de mais um pequeno gigante inventado por aquele reino, que não seria nada violento e impiedoso como se dizia. Dizia ele que o seu reino estava preparado para derrotar qualquer monstro que aparecesse.

Sonhei que esse gigante começou a viajar. Atacou vários outros reinos. Atacou todos os reinos!

Sonhei que, apesar de esse monstro ser violento, ele era muito democrático, sociável e não tinha nenhum preconceito racial. Pois, ele não escolhia as suas vítimas.

O gigante, afinal, não atacava apenas os velhos, inválidos e pobres. Os ricos, nobres e a burguesia de todos os reinos, também foram as suas vítimas.

Pessoas começaram a morrer aos milhares! Milhões de vítimas foram infetadas e afetadas.

Tudo foi encerrado! O mundo paralisou-se e o planeta finalmente começou a respirar.

Mas os pequenos reis e príncipes das terras mais pobres continuaram a ignorar o gigante porque acharam que a proteção divina era muito mais forte.

Sonhei que o gigante também acabou por chegar ao nosso pequeno reino; que o nosso rei mandou fechar as escolas, as pessoas, os transportes, comércios…

Também sonhei que esse gigante era afinal um morto-vivo; que só ressuscitava quando entrava em contacto com as vítimas; que ainda não se descobriu nenhuma arma para eliminá-lo, mas que a única forma de o parar é FICAR EM CASA, ou seja não fazer NADA!

Porém, sonhei também que esse gigante tem sido muito benevolente connosco. Que veio apenas para nos assustar e nos acordar para um novo mundo que devemos construir. Um mundo mais humano, mais social e mais justo, onde todos nós devemos ser TODOS IGUAIS.

Espero que seja apenas mais um sonho…

Assomada 7 de maio de 2020.

*Professor LP - LAC

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação