• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ciência da religião e sua valência social
Colunista

Ciência da religião e sua valência social

A sociedade como um composto complexo, com toda a sua demanda crítica, antropológica e existencial, não será vista como neutra na sua matriz religiosa. O que nos suscita a pensar na compreensão dos fenômenos intrínsecos fenomenológicos do (ser) religioso. O ser, que precisa ser visto e compreendido na dimensão mais abrangente possível. Elencando perspetivas de ordem crítica e menos parcializada.

O facto que se propõe como factor preponderante, é destacar a ciência da religião como uma partidária de análises críticas, métodos corporativos e sob os auspícios de parâmetros menos dogmáticos e mais analíticos. Para tal, reporta aspectos relevantes da compressão substancial do homem, como o sujeito primário da incubação preliminar da génese religiosa. Sendo assim, a ciência da religião se encarrega de fazer o seu melhor juízo sem doutrinalizar questões, (imbuídas na manifestação externa do sujeito religioso).

O que se comporta nesse meio termo analítico, não é a parcialidade. Ultrapassa o limite da análise reducionista, dogmática ou teológica-denominacional. Preconiza um caminho com imparcialidade, em busca de uma compreensão mais assertiva possível dos fenômenos que circundam o composto da espiritualidade. Isto é, sem qualquer juízo prévio.

Posto isto, a ciência da religião representa uma esfera do saber científico, que não será vista como uma mera aliada do pragmatismo religioso e sim, um campo do saber que procura com imparcialidade analisar os fenômenos mais presentes e decorrentes do panorama religioso.

Não se pode equacionar as complexidades no composto religioso, sem uma análise antecipada da ciência da religião. Isto é, tendo o seu braço extensivo na antropologia da religião, sociologia da religião e psicologia da religião. Comporta uma ação protagonista e expositiva dos fenômenos religiosos, com todas as suas questões adjacentes. Aprofundar nessa temática é crucial para desfazer equívocos e construir consensos sobre a essência antropocêntrica e teologicamente sustentável.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação