A partir deles toda a terra foi povoada (Génesis 9:19)
O versículo-chave de hoje fala do progresso humano. Embora ele seja o que Deus quis desde o começo (Génesis 1:28), sempre haverá desvios quando o tomamos apenas em nossas próprias mãos. Basta observar o mau uso que se dá rapidamente a quase qualquer invenção que na verdade deveria ser benéfica.
A leitura bíblica de hoje narra como logo depois do dilúvio Noé tratou de cuidar da subsistência. Veio a fartura. Sobrou uva, sobrou vinho, sobrou embriaguez, sobraram problemas.
Pessoalmente pude observar a diferença de progredir com Deus e sem Deus em minha própria família. Viemos da roça, ou seja, sem grandes recursos na origem. A parte que se converteu a Cristo progrediu materialmente mais que a outra. Houve interesse pelos estudos e a igreja ajudou no desenvolvimento intelectual. Já a segunda geração, beneficiada pelos recursos e não tão dependente da ação directa de Deus, não resistiu à tirania dos bens materiais. O progresso material sempre traz em si o risco da indulgência moral. Quanto mais conforto neste mundo, mais nos apeguemos a ele. Quanto mais estendemos nossa tenda, mais preocupação com os dispêndios que o mundo acaba trazendo. Quando o tempo necessário para as questões espirituais é tomado pelos interesses materiais, estes começam a tornar-se nosso deus.
O pecado, ou seja, uma vida sem o comando de Deus, é particularmente grave pelas suas consequências – um problema que geralmente nos escapa. Outros acabam sofrendo os maus efeitos. Já uma vida santificada, fortemente influenciada pelo Espírito de Deus, pode aplainar o caminho de nossos descendentes.
A busca do progresso jamais deve ocupar o lugar que pertence a Deus. Se Deus puder ocupar em nós o lugar que lhe cabe, o progresso virá por si na forma e na medida melhor para todos.
Com sua fidelidade ao Senhor prepare um lindo amanhã para os seus!
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários