• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
ARFA manda retirar Ibuprofeno do mercado
Economia

ARFA manda retirar Ibuprofeno do mercado

A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) mandou retirar do mercado o lote do medicamento Ibuprofeno Inpharma 100mg/5ml, indica um comunicado divulgado esta segunda-feira, 19.

Segundo o documento do Centro Nacional de Farmacovigilância (CNF) da ARFA, no seguimento de notificações de suspeita de problemas de qualidade com o medicamento Ibuprofeno Inpharma - suspensão oral, 100 mg/5ml, embalagem de 130 ml - por apresentarem "viscosidade alterada", alem da existência de outros problemas em cinco lotes do produto.

Ao notar essas anomalias, a ARFA determinou a suspensão da comercialização e a retirada dos lotes do medicamento do mercado. Os Laboratórios Inpharma procederão agora a recolha voluntária dos lotes em causa.

No comunicado, a ARFA diz que existem alternativas ao Ibuprofeno no mercado nacional, pelo que, garante o regulador, não se coloca o risco de ruptura do farmaco, receitado geralmente para combater dores e inflamações. 

As entidades que possuem os lotes do medicamento em stock, não podem vende-lo, dispensar ou administrar, devendo proceder a sua devolução, sublinha o comunicado.

Os doentes que estejam a utilizar os lotes do medicamento sob alerta, não devem interromper o tratamento, mas logo que possível, devem consultar o médico para que lhes sejam prescritos um medicamento alternativo, aconselha a ARFA.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação