• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Os ecos de lamento da morte de Jorge Neto, 'the great performer'
Cultura

Os ecos de lamento da morte de Jorge Neto, 'the great performer'

Gritos de lamento se fazem ouvir por toda a parte em honra a Jorge Neto, o 'James Brown crioulo'. O Ministério da Cultura já emitiu um comunicado de pesar e continuam a surgir nas redes sociais mensagens de condolências de artistas, jornais estrangeiros e admiradores em homenagem ao grande artista falecido hoje.

"É com imenso pesar que o Governo de Cabo Verde recebe a notícia do falecimento do nosso grande Jorge Neto", começa por dizer a nota do Ministério da Cultura, que considera Jorge Neto, "artista de grande reverência e magnitude que durante anos vem elevando o nome da música tradicional do nosso país, com um estilo próprio e característico, tanto na forma de cantar como na sua performance no palco".

Segundo o Ministério da Cultura, "Jorge Neto foi um percursor da música contemporânea cabo-verdiana, uma voz de grande eco de Cabo Verde e deixa-nos, assim, depois de passar por um momento muito delicado de saúde. Ele foi um grande amigo de Cabo Verde, um exemplo e um ícone para muitos cabo-verdianos. Jorge Neto uniu Cabo Verde e sua diáspora e continuará a ser sempre uma referência para as gerações futuras. O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, endereça aos familiares os mais sentidos pêsames".

O próprio ministro da Cultura, Abraão Vicente, em nota pessoal, comentou e lamentou o passamento de Jorge Neto. "Até sempre Jorge! Continuarás a ser uma referência para as futuras gerações de caboverdianos! Descanse em paz entre as estrelas! Cabo Verde veste-se de luto!"

O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, anunciou ao final da manhã que será aprovado naquele órgão um voto de pesar pela morte do cantor Jorge Neto, que recordou como uma figura que “uniu a nação” cabo-verdiana. “Foi um grande artista, foi um homem que uniu a nossa nação na sua juventude e até hoje”, declarou o presidente da Assembleia Nacional durante os trabalhos da segunda sessão parlamentar de fevereiro, que termina na sexta-feira.

A Câmara Municipal da Praia emitiu igualmente um comunicado em que diz ter sido "com grande pesar, tomou o conhecimento do falecimento do exímio astro da música cabo-verdiana, Jorge Neto".

"Nessa hora tão difícil, nos conforta, a certeza de que Jorge Neto, sempre será lembrado com carinho e louvor graças ao seu trabalho, pela cultura, alegria, seu espirito único na música de Cabo Verde, que espalhou por todos os palcos, que pisou dentro e fora das ilhas. Certamente, os cabo-verdianos saberão honrar a sua memória", lê-se.

A cantora cabo-verdiana Lura também partilhou a sua dor numa nota no facebook. "Ah JORGE NETO...😭😭😭 Nha Amigo, Artista incomparável!!! Forti djam teni SODADI BÓ ❤️ Desejo-te um brilhante caminho de LUZ ✨até ao teu cantinho no Céu para teu eterno descanso. Que Deus conforte tua família, o teu pilar. OBRIGADA JORGE NETO, por tanta alegria e EMOÇÃO que nos deste com a tua MÚSICA, com a tua ARTE ,com os teus ESPETÁCULOS MARAVILHOSOS!"

O jornalista português Pedro Cardoso escreveu assim: "De Cabo Verde a Angola, o uauuu de Jorge Neto foi banda sonora em repeat. Depois de umas birras, a Neusa Buamara Silva punha o cd no carro dela, arrancávamos ilha fora a toda a velocidade e cantávamos Livity em modo euforia. Era ritual de sábado".

Músicos e artistas cabo-verdianos, como Bob Mascarenhas, Nhonho Hpopffer Almada, Tchalé Figueira e outros nomes das artes já manifestaram a sua dor pela perda de Jorge Neto, aos 55 anos de idade.

Também a imprensa portuguesa fez eco do falecimento de Neto, com destaque para o Correio da Manhã, Notícias ao Minuto, Lusa e Voz da América. No país, o primeiro a dar a notícia foi o Santiago Magazine, mas o A Nação já havia publicado antes um post no facebook a dar os pêsames à família - foi, de resto, o primeiro órgão de comunicação social a falar sobre a morte de Jorge Neto. MindelInsite, Inforpress, RTC, Expresso das Ilhas, Sapo.cv, enfim, todos os principais órgãos de referência no país noticiaram este trágico acontecimento que deixa toda a cultura cabo-verdiana de luto.

Nascido há 55 anos como António Jorge Neto, o cantor começou no mundo da música aos 17 anos, através do conjunto Dancing Reggae em Portugal, isso antes de se tornar vocalista do grupo musical Bend’ Nobu.

Em 1982 mudou-se para Holanda, de onde veio representar a comunidade crioula ali radicada no antigo e famoso concurso 'Todo Mundo canta', cantando a célebre canção 'Rosinha'. Foi o seu trampolim.

O sucesso no 'Todo Mundo Canta' lhe abriu portas para entrar no grupo Livity que nos anos 1990 encantou todo o país e diáspora. O grupo dividiu-se e Jorge Neto iniciou uma carreira a solo em 1995 com o lançamento do álbum "Papia Bu Manera". Seguiram "Neto E Cabo Verde", em 2000, "Boca Povo", em 2003, e "Dja Ka Dá", de 2005.

Foto: Eneias Rodrigues

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação