• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Carla Carvalho lança na Praia “Os Donos da Terra. As Donas da Terra. Ou… As Terras de Ninguém”
Elas

Carla Carvalho lança na Praia “Os Donos da Terra. As Donas da Terra. Ou… As Terras de Ninguém”

A professora e pesquisadora da Uni-CV Carla Carvalho apresentou hoje ao público a obra “Os Donos da Terra. As Donas da Terra. Ou… As Terras de Ninguém”, uma investigação sobre questões agrárias, género e desenvolvimento.

Em declarações à imprensa, horas antes da apresentação do livro ao público praiense, na sede da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Carla Carvalho afirmou que no livro, resultado da sua tese de doutoramento, tentou analisar e compreender as lógicas sociais e culturais que estavam por detrás das desigualdades de género no acesso à terra, mas também no controlo e gestão de acesso à terra para agricultura.

A obra, que retrata o acesso, a posse e a gestão das terras agrícolas na ilha de Santiago, em particular nas comunidades de Charco e Boaventura, foca, segundo a autora, nas problemáticas de género, destacando desigualdades e desfasamentos entre homens e mulheres perante estas questões.

“Uma das conclusões a que cheguei na pesquisa é que de facto, tanto os agregados familiares chefiados por homem ou mulheres, a propriedade da terra não é efectiva. Porém, a situação de desigualdade nas mulheres é maior em elação aos homens, quanto ao acesso, recursos e insumos para a prática agrícola”, disse.

Perante esta constatação, Carla Carvalho recomenda o Governo a pensar em políticas públicas de desenvolvimento que contribuam para minimizar a diferença e desigualdade entre mulheres e homens.

Embora considere que os sucessivos Governos tenham vindo a investir na política de igualdade e na distribuição de terras, a investigadora afirma ter constatado que as mulheres, por serem mais pobres e por terem menos acessos ao recurso financeiros para a prática agrícola, acabaram por ficar em situação de desigualdade.

Neste caso, sublinha, mais do que ter acesso à terra é preciso que se crie outras condições e recursos financeiros para que as mulheres possam evoluir e competir em pé de igualdade.

Além das suas funções actuais na Uni-CV, a autora trabalha como consultora e realiza pesquisas, principalmente com foco na área de Sociologia e nos seguintes temas: Cabo
Verde, mulheres rurais, desenvolvimento, questões agrárias, questões de género.

Carla Carvalho é doutorada em Estudos de Desenvolvimento pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (2019), mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Cabo Verde (2009), e graduada em Sociologia pela Universidade Jean
Piaget de Cabo Verde (2005).

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentar

    Inicie sessão ou registe-se para comentar.

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!