Pub

diki

Faleceu hoje, 16, no Hospital Agostinho Neto, o único paciente de Covid-19 no país entubado com ventilador. Diki, como era conhecido, era açougueiro no mercado municipal da Praia, no Plateau, e tinha 65 anos de idade.

Cabo Verde regista este sábado o terceiro óbito provocado pelo novo coronavírus – segunda morte de um cidadão nacional. A vítima, Diki açougueiro de Vila Nova, estava entubado com ventiladores desde o dia 13 e desde então permaneceu em estado crítico. Com 65 anos de idade e hipertenso, Diki foi, de resto, o primeiro e até agora único paciente com Cobvid-19 a receber tratamento com recuso a ventiladores.

A morte deste antigo talhador no mercado da Praia já foi confirmada pelos familiares que publicaram a sua foto e mensagens de pesar nas redes sociais. Com mais este falecimento, Cabo Verde passa a contar três óbitos por coronavírus, depois do cidadão inglês de 62 anos na Boa Vista – o primeiro caso de Covid-19 no arquipélago – e de uma idosa de 92 anos aqui na Praia.

Também hoje, sábado, 16, a cidade da Praia registou mais dois novos casos de coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, em comunicado, foram analisadas 101 amostras, duas testaram positivo, todas no concelho da Praia, as restantes, referentes aos concelhos do Tarrafal e da Boa Vista, deram negativo. Há ainda cinco amostras pendentes.

O concelho da Praia contabiliza 262 casos acumulados de infecção por Covid-19. São Domingos (4), Tarrafal (2) e Santa Cruz (1) são os outros municípios na ilha de Santiago com casos positivos da infecção.

O país tem no total 328 casos acumulados e três óbitos. O número de recuperados, actualizado hoje, é de 84.

 

Comentários  

0 # António Andrade Lope 20-05-2020 05:49
A autópsia é fundamental para que possamos analisar os "nexos das causalidades" entre a patologia real do paciente e a terapia ao qual foi submetido.
Não podemos ficar somente com especulações e as nossas teorias das versões...É preciso que o Tribunal Constitucional expresse sobre esse camportamento de "ir buscar a força o paciente para fazê-lo um tratamento"!!!!! Com quê direito, baseado em quais medidas legais positivadas? Há muito que se pode dizer sobre este acto , que ficará no silêncio dos deuses...
Responder
0 # Aristides Sousa 19-05-2020 17:42
Os sentimos de pêsames a toda a família enlutada. Meu amigo que Deus lhe dê um bom descanso.
Responder
+1 # Enfermagem 19-05-2020 15:02
o que matou esse senhor não foi o ventilador, foi A TEIMOSIA !!!

sabia que estava doente, recusou de todas as formas a ser internado e foi preciso ir desentocá-lo a força de casa e fazer a sua internação compulsiva.

A verdade precisa ser dita. E este comportamento irresponsável para além de levá-lo directamente a morte, infectou familiares.
Responder
0 # tristeza 17-05-2020 11:57
O ventilador não mata doentes com insuficiência respiratória grave, desde q seja aplicada as pressões certas .Ate' agora a comunidade cientifica não desestima a ventilação mecânica nem tem aprovado o uso dos anticoagulantes sem clinica ,salvo em procedimento como ECMO .Por outro lado, a presencia de microtrombosis nas autopsia dos doentes COVID19 e' confirmada pelos Drs chineses ,Italianos e espanhois , coincidindo com as autopsia dos Distress respiratório (SDRA) nos anos 1970 .Queda muitas interrogantes sobre o SARS CoV-2 .
Responder
+1 # Sempre Atento 17-05-2020 00:17
RIP Diki... meus sentimentos de pesames para toda familia enlutada! Diki uma figura e pessoa de muita estima, amor, carinho e dinamisco para o nosso semppre querido Vila Nova. Deus ta dau un kanto na gloria!
Responder
+5 # António Andrade Tava 16-05-2020 21:45
Há que se fazer autópsia! O ventilador Mata!!! De acordo com pesquisa feita na Itália, pelos especialistas italianos estes chegaram à esta conclusão ao realizarem autópsia à um número significativo de doentes da Covid19, quão fora o espanto, chegam à conclusão acima exclamada!
Chamo atenção ao governo, na pessoa do senhor ministro de saúde, à prudência na importação de métodos imprecisos de terapia, para algo, cujo procedimentos terapêuticos mundiais não existem ..
Uma autópsia é cessária para se concluir o impacto do ventilador e as reais causas do felecimento, do malogrado,...sob a pena de o governo estar a ser cúmplice "não intencional" de um genocídio inconsciente e silenciosamente...
Responder
0 # Alcindo Rodrigues 17-05-2020 09:28
Eu já tinha lido, há algum tempo, uma notícia que relatava exactamente esse facto. O governo deveria estar ao corrente desse tipo de informação, ordenar aos serviços competentes a confirmação desses factos sob pena de ocorrerem mortes perfeitamente evitáveis, como está. Que Deus tenha o malogrado Diki.
Responder
0 # tristeza 16-05-2020 21:32
No conheço e não importa , para deixar um tristeza ao não ter resistido ao corona ,hoje a expectativa de vida e' 80a ,pelo q 65a e' ser jovem . Minhas condolências aos familiares e amigos
Responder
-3 # Erica Fonseca 16-05-2020 20:27
Em algum momento pensaram na exposição da pessoa como vítima e como membro de uma família que queriam o seu resguardo e privacidade na sua dor? Eterno Descanso tio!
Responder
+1 # SÓCRATES DE SANTIAGO 16-05-2020 17:48
Deixou- nos mais uma figura popular desta nossa querida cidade da Praia Maria. Paz à tua alma, ó Diki, e sentidos pêsames à família enlutada.
Responder