Pub

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, pediu esta terça-feira, 5 de novembro, um reforço na resposta das Forças Armadas e da Polícia Nacional ao combate à delinquência urbana e ao crime organizado, admitindo “indícios de alguma insegurança” no país.

pr. jcf

A posição foi assumida pelo chefe de Estado na sua mensagem do dia consagrado à Defesa Nacional, que se comemora anualmente, desde 2011, no dia 06 de novembro, efeméride que recorda a epidemia de dengue que em 2009 atingia todo o país.

“Hoje, tendo em conta indícios de alguma insegurança localizada, as Forças Armadas e a Polícia Nacional devem reforçar as suas capacidades de resposta a esta situação, no quadro do combate à delinquência urbana, o crime organizado, os tráficos de droga e de pessoas”, exortou Jorge Carlos Fonseca.

O Presidente da República acrescentou que a “disponibilidade permanente” daqueles órgãos, “longe de dispensar a contribuição do cidadão, tem de contar com a sua participação ativa na edificação da Defesa Nacional, um dos pilares da nossa democracia e do Estado de Direito”.

Cabo Verde tem sido palco, nas últimas semanas, de vários atos criminais, entre homicídios, atentados, assaltos e roubos, a maioria com recurso a arma de fogo e sobretudo na cidade da Praia, a capital do país.

Na mensagem hoje divulgada, o chefe de Estado sublinha que “num contexto caracterizado pela existência de tráficos de drogas, pessoas e armas, através de organizações transnacionais, de intervenções desestabilizadoras de grupos terroristas, da pirataria marítima e da instabilidade política que caracterizam alguns países da sub-região, a promoção e o reforço dessa aliança é de suma importância”.

Enquanto Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Jorge Carlos Fonseca agradeceu ainda, na mesma mensagem, às instituições da defesa e segurança, bem como à Cruz Vermelha de Cabo Verde, aos bombeiros voluntários e às associações comunitárias “que muito têm colaborado com o sistema Nacional de Proteção Civil”.

“Renovando, ao mesmo tempo, o meu empenho de, no limite das minhas capacidades e à luz da Constituição da República, tudo fazer para que o nosso sistema de Defesa Nacional tenha cada vez mais condições para servir as populações em tempo e com satisfação”, declarou.

O dia consagrado à Defesa Nacional em Cabo Verde foi instituído em 2011, como forma de homenagear e reconhecer todos aqueles que, “de uma forma consciente, altruísta, individual ou coletivamente, se associaram e responderam ao apelo da Nação, colaborando de forma abnegada no controlo da epidemia da dengue”.

Essa epidemia provocou, em 2009, mais de 21 mil casos suspeitos, com a evolução de mais de 170 para febre hemorrágica e o registo de cinco mortes em território cabo-verdiano.

Com Lusa

Foto: Expresso das Ilhas



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

+2 # carlos 06-11-2019 13:48
Se tudo vai bem segundo os membros do governo do mpd, qual é a razão que o próprio PR vem pedir reforço na resposta da PN e das FA.
Responder
+2 # MPD ferrenho 06-11-2019 13:36
Desmentem a imprensa estrangeira mas nao desmentem a embaixada dos Estado Unidos.O povo anda a ver a inseguransa deste governo. a dependencia e complexo de inferioridade deste governo esta claro e a olho nu. Que se atrevem a desmentir a embaixada dos Estados Unidos para verem o que vai acontecer-lhes. Cambadas de miseraveis e traidores do povo e do seu voto. ami nka ta voto na MPD mas. So incompetentes e mamadores.
Responder
0 # Ernesto Rodrigues 06-11-2019 08:25
Karapuça ta txebi na cabesa di si donu ...
Responder