Pub

Claude Constantino

O antigo seleccionador de Cabo Verde de basquetebol Claude Constantine, considerado o grande impulsionador da modalidade no país e responsável pela massificação do basket, faleceu ontem à tarde no Senegal, aos 80 anos.

Claudio Constantine, que esteve na dianteira na internacionalização do basquetebol crioulo, trabalhou nos anos 80 como seleccionador nacional de basquetebol e técnico da Direcção-Geral do Desporto por mais de uma década.

“É com profundo pesar que o Ministério do Desporto recebeu, nesta tarde de terça-feira, 29 de Novembro, a notícia do falecimento do Senhor Claude Constantino, aquele que foi Treinador Nacional de Basquetebol e Técnico da Direcção-Geral do Desporto por mais de uma década”, lê na missiva governamental.

Foi na época dos anos 80, acrescentou a nota de pesar, que o basquetebol cabo-verdiano conquistou, a nível nacional, um impulso notável, graças ao carismático treinador Claude Constantino, da modalidade que havia chegado a Cabo Verde, que dedicou dez anos de muito trabalho às causas não só do basquetebol, mas também da organização e da administração pública do desporto.

Claude Constantine, sublinha a nota, esteve na linha da frente e de mãos dadas com toda a família do basquetebol e com ele esta modalidade passou a ter, regularmente, torneios e campeonatos, tendo-se constituído oficialmente as primeiras selecções nacionais.

Recorda o comunicado que “Como uma peça determinante, a nível da organização e administração pública do desporto, o treinador participou de forma extraordinária na direcção e promoção do desporto nacional, nomeadamente no estabelecimento de parcerias entre o Serviço Central do Desporto e o Movimento Associativo Nacional”.

Nesta hora de dor, o “Desporto Nacional agradece imensamente ao cidadão senegalês, filho de pais cabo-verdianos, Treinador Claude Constantino, pelo tempo que esteve a conviver com tudo e todos que, com certeza, será sempre lembrado pela lealdade inteligência e profissionalismo como soube e, muito bem, abraçar a causa do basquetebol cabo-verdiano com elevado sentido de responsabilidade”.

À Família enlutada, amigos e comunidade de basquetebol, o Ministério do Desporto, em nome do Governo, endereçou as mais sentidas condolências.

O malogrado foi homenageado, no ano passado, pelo Governo de Cabo Verde, com o Segundo Grau de Medalha de Mérito Desportivo pela dedicação e entrega à causa do desenvolvimento de basquetebol cabo-verdiano.

Com Inforpress



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # José Carlos 30-10-2019 12:45
RIP - Sentidas condolências à Família. Que a terra lhe seja leve.
Responder