Pub

 Jeff Daigle

O embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle, vai estar na ilha do Sal, entre os dias 15 e 16 de outubro, para uma visita oficial de dois dias, fazendo-se acompanhar de uma equipa da Embaixada.

A nota de imprensa enviada à redação de Santiago Magazine dá conta que o objectivo central da visita tem que ver com o reforço das parcerias e cooperação com o Município do Sal, discussão de possíveis oportunidades de investimento privado norte americano nomedamente no setor turístico, dada a importância estratégica daquela ilha e do setor turístico no contexto mais amplo do desenvolvimento de Cabo Verde.

Assim, informa ainda a referida nota o Sr. embaixador e a sua comitiva serão recebidos pelo presidente da Câmara do Sal, Júlio Lopes numa visita de cortesia, no dia 15, às 9h00.  Será uma oportunidade para  discutir a parceria/cooperação do Governo dos Estados Unidos com o Município do Sal, com realce para os investimentos feitos através do Millennium Challenge Corporation (MCC) nos setores de Água e Saneamento e Gestão do Território e as ligações com as principais actividades económicas (turismo e investimento).  Serão também abordadas as potencialidades e os desafios que se colocam ao setor, bem como possíveis oportunidades de investimento privado norte americano.

A deslocação do Sr. embaixador será ainda aproveitada para visitar a ETAR e a expansão da rede de saneamento na cidade de Santa Maria, um projeto financiado pelo MCC no quadro do Fundo de Água e Saneamento – parte integrante do projeto de Água e Saneamento do segundo compacto do MCA-CV II.

Ainda no âmbito da importância estratégica da Ilha do Sal, enquanto destino turístico privilegiado de Cabo Verde e a sua promoção como um hub aéreo de e para o resto do mundo, durante a missão serão realizados encontros com representantes da Câmara de Turismo e operadores turísticos e com o Conselho de Administração da ASA. Com a Câmara de Turismo e operadores serão abordadas as prioridades e os desafios que se colocam ao setor turístico, bem como potenciais oportunidades para investimento privado americano. Com a ASA serão discutidas prioridades mútuas a nível dos transportes aéreos e segurança, o início dos voos Sal – Washingtion D.C., bem como continuar discussões sobre potencias parcerias com o Governo Norte Americano, na sequencia de encontros tidos com o EXIM Bank.

No âmbito da cooperação militar, será visitado o Porto da Palmeira, o Comando Regional e a Polícia Marítima, bem como o laboratório da língua inglesa, financiado pelo AFRICOM. 

A nível comunitário será inaugurado o projeto da Biblioteca Comunitária, projeto esse que visa promover o acesso ao conhecimento e inclusão social à comunidade de Chã de Matias, em particular os seus jovens e crianças, implementado pela ONG Associação de Chã de Matias e financiado pelo governo dos Estados Unidos através do fundo Auto-Ajuda.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar