Pub

 Epcasb

O até aqui considerado melhor aluno da Escola Secundária Polivalente Pedro Corsino Azevedo, no concelho do Tarrafal de São Nicolau, Leonardo Neves, foi apanhado com uma grelha de correção da prova de PGI de Física e acabou suspenso por 5 dias. Os alunos e toda a comunidade educativa da referida escola estão descontentes, por entenderem que é uma medida paliativa em relação à gravidade do delito cometido pelo referido estudante.

Alunos e professores ficaram surpreendidos com a posição da direção da Escola Secundária Polivalente Pedro Corsino Azevedo em relação a este caso, que tem estado na boca do mundo naquele concelho da ilha de Chiquinho. A razão do descontentamento se prende com os seguintes factos: Leonardo Neves está sempre no quadro de honra como melhor aluno; é filho da subdelegada do Ministério da Educação em Tarrafal de São Nicolau; vive na mesma casa com o diretor pedagógico da escola onde estuda, José Vicente, que é seu padrasto.

Aluno do 12º Ano de Ciências e Tecnologia, quando surpreendido com a grelha de correção, Leonardo Neves terá sido imediatamente apresentado à direção da escola para averiguações, tendo, segundo as nossas fontes, confessado o delito, ou seja, aceitou ter furtado a grelha de correção.

Entretanto, apesar das suas confissões, ele continuou a participar de todas as atividades escolares, normalmente. E ontem, dia 29 de maio, a direção da escola fez circular uma nota de suspensão do mesmo por um período de 5 dias.

Esta posição da escola não caiu bem no seio da comunidade educativa naquele concelho. Sobretudo, porque sobre Leonardo pesam ainda outras suspeições no que se refere às provas e exames. As nossas fontes afirmam que, a ser verdade o que ele disse sobre a prova de Física, este não é o primeiro furto, tendo em conta que coisas estranhas já tinham surgido com o mesmo nas disciplinas de Inglês e de Português.

E as nossas fontes trazem como exemplos o facto de, numa prova de inglês, a professora ter dado três falhas na grelha de correção e o aluno Leonardo Neves teve a habilidade de cometer estas mesmas falhas.

Também na disciplina de Português este aluno terá tido a habilidade de conseguir escolher a mesma figura de estilo que a professora havia colocado na grelha de correções.

Leonardo Neves é filho de uma dirigente escolar em Tarrafal de São Nicolau, que, por sua vez, é mulher do diretor pedagógico da referida escola secundária, José Vicente.

Segundo as nossas fontes, todas as provas são enviadas previamente para o diretor pedagógico, e, por isso mesmo, querem crer que é a partir deste processo é que o aluno Leonardo Neves poderá ter estado a conseguir chegar às grelhas.

Na escola Pedro Corsino Azevedo ninguém fala. As tentativas deste jornal para falar com o diretor pedagógico ou com os professores envolvidos neste processo revelaram-se infrutíferas.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # De praia Maria 30-05-2019 16:50
É assim o Ministério da Educação, uma autentica Anarquia , em tempos estava a circular na Internet que filho de Presidente da Câmara de São Salvador do Mundo, através de expediente na Secretaria passou de 11º para 12º ano, entretanto, nada se fez, desta vez é no Liceu de São Nicolau. Cadé Ministra, Inspecção e Delegações .
Responder
+4 # AVarela 30-05-2019 15:55
Se isso fosse num país sério, a dita "sub-delegada" (figurino que não existe na lei) e toda a direção da Escola seriam DEMITIDOS. E todo o histórico do aluno seria averiguado..
Responder
+4 # jornalista 30-05-2019 15:41
Um assunto grave desta natureza o Jornal escreve esse titulo fraco. Assim não vendem a noticia. eu não teria lido e nem sabido da novidade se não fosse a insistência do meu colega. PORQUE NÃO: " Enteado do director pedagógico ou melhor aluno do liceu do Tarrafal apanhado com grelha de correcção!
Responder
+1 # ErmesFALA CABO VERDE 31-05-2019 10:55
Um caso para Meditar

Os pais não deviam dar correcção ao filho.
Muito grave.
Filho é inocente. se fosse um estudante adulto não tomava por honestidade e orgulho.
No meu haver os pais devia ensinar o filho a dedicar aos estudo e preparar bem para prova do exame PGI para que o filho tirava a sua nota por esforço. sem saber o resultado da correcção.
Responder
-1 # Jose Barbosa Afondo 12-06-2019 09:20
Lamentavelmente! Infelizmente, não é de hoje. Eu me lembro já muito tempo em wue eu estudava, tinha um colega que em ia às ailad, vomo era irmão de um delegado escplar, passava em todas as disciplinas mais complicadas com boas notas. Ainda me recordo quando por vezes fazíamos estudos jintos, ensinava- lhe muitas coisas. Ecum dos exemplos. Enfim, só demonstrem como tudo issso e feito.
Responder