Pub

Amadeu Oliveira

O julgamento do advogado Amadeu Oliveira foi suspenso até sexta-feira, 1 de Março, para ter tempo aos intervenientes de lerem os novos documentos entretanto anexados às restantes 800 páginas do processo.

Take II: a segunda parte do julgamento de Amadeu Oliveira foi utilizada para questionar o arguido sobre as provas que o levaram a afirmar que houve denegação de justiça por parte dos juízes do Supremo Tribunal de Justiça, Benfeito Mosso Ramos e Fátima Coronel, em relação a alguns processos de cidadãos que tinham em mãos.

Entretanto, porque foram acrescentados novos documentos ao processo, que Oliveira disse não ter noção do seu conteúdo, o juiz Alcides Andrade, depois de consultar os advogados de acusação, José Manuel Pinto Monteiro e Manuel Miranda, decidiu suspender a audiência até sexta-feira, 1 de Março, de modo a dar tempo aos intervenientes de tomarem conhecimento dos novos elementos arrolados.

No período da manhã, e perante uma sala do Tribunal da Praia completamente cheia, Amadeu Oliveira, negou ter cometido qualquer dos 14 crimes de injúria e difamação que terá cometido contra os juízes do Supremo Tribunal de Justiça, Benfeito Mosso Ramos e Fátima Coronel.

O arguido procurou desfazer os argumentos do Ministério Público, representado pelo procurador Carlos Gomes, devolvendo, na prática, as acusações de que foram feitas, lembrando que fez uma denúncia pública dirigida ao Presidente da República, ao Procurador Geral da República e ao Conselho Superior da Magistratura Judicial, após esgotar todas as possibilidades de luta judicial ao seu alcance.

Disse ter agido “em legítima defesa”, mostrando, em sua defesa, como é possível, por exemplo, o STJ deixar inocentes mais de dois anos em preso ilegalmente, quando esta instância do poder judicial tinha 30 dias para pronunciar sobre o assunto.

Tal como de manhã, a sala de audiência esteve totalmente cheia para assistir a este julgamento que promete sacudir o sistema judicial cabo-verdiano. À frente do Tribunal também estiveram dezenas de apoiantes do causídico, envergando camisolas com imagens de Amadeu Oliveira com a inscrição “O revolucionário”.

Comentários  

0 # Nathaniel Cabral 06-03-2019 00:47
Sr.Amadeu Oliveira,do not give up,stay strong,tell the truth,nao te baixas os bracos.Povo de Cabo verde prestam muito atencao;Qem foi levado a justica pelos varios defamacoes e calunia contra o presidente da Camara de Praia,Oscar por muitos desvio, verbas da construcao do mercado do Coco e outras recentes, 30 mil contos e mais?.Quem foi levado ao Tribunal,pelas defamacoes e calunia contra Carlos Veiga por desvio dos milhoes e milhoes de dollar do cofri do Estado?Quem foi chamado ao justica,por defamacoes e calunia contra Olavo Correia multiplicadamente,levou milhoes de contos do cofri das Finansas para sua impreza?Qeum foi levado ao Tribunal por defamacoes e calunia contra os de[censurado]dos nacionais, do saco azul de 40 mil contos do fundo do ambiente,que deixavam brigas e sangue?E que os de[censurado]dos em grupo estudaram,onde e o pior lugar de maltratar o povo,Tribunal e justica.Nao somos Republica dos Juizes,nem dos politicos,nem das armadilhas ou organizacoes,somos Republica de Cabo Verde.Vemos que o parlamento Nacional,esta fazendo os juizes especiais cidadaoes,Tribunal supremo e civil,estes Juizes que estao a receberem o dinheiro dos ricos para condenar os pobres enocentes,a palava de DEUS chama eles dos (Treasenus) (Trezeniz) aqueles que estao condenados a morte iterno.Amadeu Oliveira , nao ha maior alegria na coracao de um homem como tu,lutando por amor a verdade ate o fim,o Luz de CRISTO te iluminara.Faltam esses Juizes intender, que o pior crime que existe,e usar os recursos do Estado,que sao frutos construidos pelos contribuicao do povo,mas os propio Juizes e de[censurado]dos, estao usando este como uma armadilha para condenar o propio povo.Basta as suas inteligencias.
Responder
+3 # Chávez 28-02-2019 09:03
O sistema judicial deste país é claramente "O covil das víboras" e o que o causídico denunciou é nada comparado com a verdadeira dimensão da porqueria.

Devíamos dar as graças pelo facto de que uma pessoa como o Ilustre Amadeu teve a coragem de denunciar tais atos ignóbis e atentatórios contra a liberdade e dignidade humanas.

Considero que o Amadeu Oliveira deveria ser condecorado pelo Presidente da República pela sua coragem, ousadia e honestidade intelectual.

Tenho dito.
Responder
+10 # Daniel Carvalho 27-02-2019 20:33
Tive a oportunidade de assistir às sessões de julgamento do Dr. Amadeu Oliveira, tanto de manhã, como da tarde.
Na minha opinião, enquanto um não leigo na matéria, entendo que o Dr. esteve extremamente bem. Se ele poder fazer prova das suas declarações, feitas em audiência de discussão e julgamento, em curso, o mais provável é que ele velha a ser absolvido de todas as acusações.
Mas ainda que ele venha as ser sancionado por algum tipo de exagero, do meu ponto de vista a razão está do lado do Amadeu Oliveira.
TENHO POR MIM QUE TEMOS UM SISTEMA DE JUSTIÇA QUE PRECISA SER IMEDIATAMENTE REVOLUCIONADA.
Se Deus quiser, vou acompanhar esse julgamento até ao fim, para depois escrever um artigo próprio sobre o nosso sistema de justiça, que neste momento parece ser permissivo à arbitrariedade dos decisores.
Responder
+2 # Joao Oiveira 28-02-2019 07:25
Meu caro como vivo fora do pais espero mais informacoes sobrde esse desfeixo, Estou curioso
Responder
0 # Manuel lima 28-02-2019 05:11
Força e coragem AMADEU, o Povo esta contigo
Responder
+1 # Jorna Lista 27-02-2019 19:43
Precisamos de mais 1000 Amadeus em Cabo Verde! Força meu caro!! Vamos acabar com esta corrupção instalada.
Responder