• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Estão no mercado ovos impróprios para consumo
Sociedade

Estão no mercado ovos impróprios para consumo

Cuidado! Estão à venda ovos gémeos impróprios para consumo. A zootécnica Cristina Rodrigues explica as consequências para a saúde. Saiba mais.

Se calhar já viu e nem deu por isso: estão no mercado ovos com duas gemas, mas não aconselháveis para o consumo humano. Segundo a zootécnica Cristina Rodrigues, são ovos com anomalia na sua formação e que terão sido provocados por antibióticos administrados nos frangos para forçar uma maior produção, causando problemas de saúde nos humanos.

“Em princípio, são fêmeas com sete meses e que estão a ter dupla ovulação. Normalmente, uma galinha põe um ovo a cada 25 horas e durante toda a sua vida põe cerca de 300 ovos. O que está a acontecer é uma situação anormal em que para aumentar a quantidade de ovos, os produtores estão a administrar antibióticos em frangos novos. A ingestão desses ovos ou mesmo frangos que receberam esses medicamentos pode causar resistência a antibióticos nos humanos. Além disso está-se a criar superbactérias que afectam a nossa saúde. A União Europeia proíbe inclusive o uso de antibióticos nos frangos”, alerta Cristina Rodrigues, para quem esta dupla ovulação ocorre "possivelmente devido ao uso de antibioticos na ração ou stress causado nas galinhas".

De acordo com esta especialista, estas galinhas poedeiras estão com stress. “Se você quiser as galinhas ponham mais ovos basta stressá-las. Sucede que, por causa desse esforço para ter mais ovos, as galinhas deixam, entretanto, de poder pôr os 300 ovos durante o seu ciclo de vida, pondo menos. São os produtores é que perdem”, explica, acrescentando que há casos em que uma palete inteira já foi encontrada com ovos gémeos.

Cristina Rodrigues dá como exemplo o Brasil, onde se formou, e onde as autoridades obrigavam a retirada imediata desses ovos improprio para consumo do mercado. “Aqui, a responsabilidade primeira é da ARFA (Agência Reguladora de Produtos Farmaceuticos e Alimentares), mas também o Ministério de Agricultura e o Ministério da Saúde”, pontua a jovem especialista.

Segundo esclarece, o ciclo hormonal das aves jovens, que determina sua ovulação, é, às vezes, irregular, resultando em ovos com mais de uma gema, ou ovulação múltipla. Mais importante ainda, “o uso desses medicamentos nos animais de corte oferece riscos à saúde dos consumidores”.

Nota: O uso de antibióticos na produção de frango (e de outros animais) segue regras específicas que têm como objectivo garantir a segurança do produto que será oferecido aos consumidores.

Por si só, essa pratica não oferece perigo à saúde humana. No entanto, o uso exagerado desses medicamentos na medicina humana, veterinária e na agricultura tem sido associado ao aumento da resistência aos antibióticos globalmente.

A resistência aos antibióticos (ou antimicrobianos) é a capacidade das bactérias de resistir aos efeitos desses medicamentos – ou seja, os germes não são mortos e seu crescimento não é interrompido. Dessa forma, o medicamento que antes funcionava para determinada doença passa a ser ineficaz.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação