• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Show-case de Hilário Silva comemora Declaração Universal dos Direitos Humanos
Sociedade

Show-case de Hilário Silva comemora Declaração Universal dos Direitos Humanos

Hilário Silva, autor e intérprete de “Nos tud tem direito”, é o cabeça de cartaz da gala de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que se realiza nesta segunda-feira, 10, no Auditório da Assembleia Nacional, na Praia, a partir das 18 horas. Antes, na parte da manhã, Marie-Eve Boyer-Friedrich, especialista do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, proferirá uma conferência sobre o tema.

Associação Cabo-verdiana de Surdos, Edyoung Lennon e Escola de Dança Nicole são os convidados de Hilário Silva no espectáculo que irá recordar ao público a importância da carta que está na origem dos 30 direitos básicos que devem ser assegurados a todos os seres humanos em todos os lugares e que foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948, no rescaldo das atrocidades cometidas durante a segunda guerra mundial.

Apesar dos muitos avanços verificados, o gozo dos Direitos Humanos não é um dado adquirido. Justifica-se por isso plenamente o tema da conferência que a especialista do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Marie-Eve Boyer-Friedrich, abordará no mesmo dia, às 8h30, no Palácio do Governo: “A Declaração Universal dos Direitos Humanos: que desafios nos dias de hoje”. A sessão será presidida pela Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis.

Ambas as actividades comemorativas desta efeméride contam com a parceria do Ministério da Justiça e Trabalho e do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde. Entretanto, a CNDHC tem em curso uma campanha alusiva aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o apoio da União Europeia, através do projeto “Promovendo os Direitos Humanos e Laborais através do GSP+, e do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.

O objectivo desta campanha, que prevê a realização de actividades com instituições, escolas e comunidades e tem uma música oficial especialmente criada pelo artista Hilário Silva, intitulada “Nos tud tem direito”, é promover a história, os artigos e a importância desse documento.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Teresa Fortes