• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Confiança das famílias cabo-verdianas diminuiu no terceiro trimestre deste ano
Sociedade

Confiança das famílias cabo-verdianas diminuiu no terceiro trimestre deste ano

A confiança das famílias cabo-verdianas diminuiu no terceiro trimestre deste ano, com os preços de bens e serviços e o desemprego a aumentarem face ao período homólogo de 2017, segundo o Indicador de Confiança no Consumidor, divulgado esta quarta-feira.

De acordo com este indicador do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, os resultados referentes ao terceiro trimestre deste ano demonstram que o indicador de confiança no consumidor “inverteu a tendência ascendente dos últimos trimestres, revelando um abrandamento da confiança das famílias cabo-verdianas”.

“Apesar deste indicador se situar abaixo da média da série, observa-se uma evolução positiva comparativamente ao trimestre homólogo. Este resultado explica-se basicamente pela apreciação da situação económica atual do país e o desemprego relativamente ao trimestre homólogo”, lê-se no boletim do INE.

Este documento refere que, relativamente à poupança, cerca de 78% das famílias inquiridas consideraram que “a atual situação económica do país não permite poupar dinheiro”.

No trimestre homólogo de 2017, esta percentagem tinha sido de 79,3%.

“Para as famílias inquiridas, os preços de bens e serviços deverão aumentar, enquanto o desemprego deverá diminuir face ao trimestre homólogo”, prossegue o boletim do INE.

O documento indica que 91,9% dos inquiridos tem a certeza absoluta que não tenciona comprar um carro nos próximos dois anos, enquanto 68,5% das famílias cabo-verdianas inquiridas não pretende comprar nem construir uma casa (94% registado no período homólogo).

Com Lusa

SMM // VM

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação