• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Fidel Tavares preso pela PJ sob acusação de crime de peculato
Sociedade

Fidel Tavares preso pela PJ sob acusação de crime de peculato

Fidel Tavares, ex-director geral dos Serviços Penitenciários e de Reinserção Social do Ministério da Justiça foi preso esta segunda-feira, 5 de Novembro, pela Polícia Judiciária, sob acusação de crime de peculato, devendo ser apresentado hoje, 6 de Novembro, ao Tribunal da Comarca da Praia, para legalização da prisão.

Segundo as nossas fontes, Fidel Tavares pode não ir parar à prisão, mas terá eventualmente que pagar uma caução de 900 mil escudos, como indemnização ao Estado. Este montante corresponde, ainda segundo as nossas fontes, ao montante que este antigo dirigente da administração pública cabo-verdiana terá lesado ao Estado de Cabo Verde, no exercício das suas funções enquanto servidor público.

Ao que consta, contra Tavares corre 3 processos de crimes de peculato. Em 2017, este cidadão, que é psicólogo de formação, havia sido condenado a pagar uma indemnização de 500 mil escudos ao Estado.

São processos que surgiram na sequência de várias acusações em que este ex-dirigente do Ministério da Justiça se viu envolvido, sobretudo no que se refere à execução do orçamento da Cadeia Central da Praia, entre potenciais outras irregularidades e uso indevidos de fundos e poderes públicos.

Não é a primeira vez que este homem está a visitar as instalações da PJ. Já em 2013 ele havia sido preso pela Polícia Judiciária. Na ocasião a acusação era que ele teria sonegado informações às autoridades.

Em Novembro de 2012 Fidel Tavares deixou o cargo de director-geral dos Serviços Penitenciários e da Reinserção Social, que exerceu durante quatro anos.

A saída de Fidel Tavares, se efectivou com o despacho do então ministro da Justiça, José Carlos Correia, e foi substituído pelo sociólogo Jacob Barbosa Vicente.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação