• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Somos Cabo Verde. Director de Santiago Magazine eleito jornalista do ano da imprensa online
Sociedade

Somos Cabo Verde. Director de Santiago Magazine eleito jornalista do ano da imprensa online

Seu nome é Hermínio Silves e conta com um longo curriculum no mundo da comunicação social, sempre na imprensa escrita, exercendo um jornalismo tradicional, sagaz, profundo, tributário de um grande e único defeito: invariavelmente, olha para todos os lados.

Estreiou-se na imprensa, no jornal A Semana, nos finais da década de 90. Depois de mais de uma década neste semanário, que foi uma autêntica escola de jornalismo em Cabo Verde, Silves deixou a redacção do A Semana para passar a trabalhar como reporter freelancer. Assim, colaborou com o jornal A Nação, e em 2015 assumiu a chefia de redacção do semanário A Voz. Com o encerramento deste jornal, que teve vida curta – apenas um ano – Hermínio Silves abraçou o desafio de dirigir o diário Online, Santiago Magazine, há um ano.

Portador de uma pena leve e escorreita, o ora eleito jornalista do ano no “Somos Cabo Verde 2018", é um jornalista sagaz, metódico, com uma apurada capacidade de análise, um cultor das fontes jornalisticas e do contraditório, qualidades que conferem uma dignidade e identidade muito próprias às suas reportagens, crónicas ou textos de opinião.

Porque Hermínio Silves é um cultor da palavra, um leitor inveterado e um fino observador do mundo que o rodeia, o seu trabalho é incapaz de passar despercebido ao leitor mais distraído, goste-se ou não dele.

A sua eleição como jornalista do ano vem tarde, porém justa e merecida, porque ao longo dos anos, este profissional da pena tem estado na vanguarda dos grandes furos jornalísticos, versando temas da política, da economia e da sociedade, que têm contribuído de uma forma transversal para a informação e formação da cidadania, da protecção do interesse público e da construção da felicidade colectiva.

Amado por uns e odiado por outros, Hermínio Silves é um profissional de imprensa que marca diferença no mundo do jornalismo cabo-verdiano, sendo um exemplo a ser seguido por todos quantos desejam erigir uma comunicação social activa, actuante, fiscalizadora do funcionamento das instituições democráticas e promotora do bem comum.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação