• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Delegada de saúde de São Miguel demite-se
Sociedade

Delegada de saúde de São Miguel demite-se

Hermita de Oliveira acaba de pedir demissão do cargo de delegada de Saúde de São Miguel, Região Sanitária de Santiago Norte, alegando falta de condições de trabalho e frequente intromissão superior, nomeadamente da direcção nacional de Saúde no seu trabalho, sem qualquer cavaco antecipado.

Desta vez a transferência da médica Ariana Moreno para São Lourenço dos Órgãos, sem conhecimento da delegada, foi a gota de água que fez transbordar o copo.

“São Miguel sempre trabalhou com quatro médicos. Com a transferência da médica Ariana Martins para São Lourenço dos órgãos, praticamente ficamos com dois médicos para trabalhar 24 horas, porque eu sou delegada tenho que me envolver em trabalhos administrativos…”, declara Oliveira.

Ariana Moreno sai hoje para São Lourenço dos Órgãos, depois de 8 meses a trabalhar na delegacia de Saúde de São Miguel. Quem assinou o guia de marcha que coloca a médica Ariana em São Lourenço dos Órgãos é a directora dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde, Gisele Martins.

Depois de quatro anos a trabalhar no centro de Saúde de São Miguel e dois anos como delegada de Saúde, Hermita Oliveira, entende que com apenas dois médicos torna-se impossível trabalhar em São Miguel.

A direcção nacional de Saúde comprometeu-se que enviaria um médico para o lugar da Ariana Martins, mas isso não aconteceu. “Por isso apresentei o meu pedido de demissão desde ontem”, informa, queixando-se de falta de respeito por parte dos serviços centrais do Ministério da Saúde.

O director da Região Sanitária de Santiago Norte, João Baptista Semedo, contactado por Santiago Magazine, disse desconhecer o caso. “Não estou por dentro deste assunto”, rematou.

Apesar de várias tentativas, não foi possível chegar à fala com a directora dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde.

Dados do INE – Projecções demográficas -2010/2030, apontam que residem em São Miguel 14 mil 121 pessoas.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação