• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia acolhe VIII Encontro da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas
Sociedade

Praia acolhe VIII Encontro da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas

A Cidade da Praia será a sede do VIII Encontro da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas, a acontecer entre 18 a 20 de Outubro de 2019. A decisão saiu do último encontro realizado em Puerto de Santa Cruz, Argentina, que contou com a presença do edil da Praia, Óscar Santos.

A realização do evento na capital do país será uma excelente oportunidade para a projetar e promover Cabo Verde e a Cidade da Praia, em particular, a nível mundial. Um dos grandes objectivos que se propõem é a criação de uma Rota Mundial de Cidades Magalhânicas em parceria com a Organização Mundial do Turismo.

O Encontro da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas já teve realizações na Ásia, Europa e América do Sul. O encontro da cidade da Praia será o primeiro a ser realizado em África e irá coincidir com a comemoração do V Centenário Histórico da Primeira Volta ao Mundo concretizada pelo Fernão de Magalhães, que em 1519 iniciava a sua epopeia de navegação, uma viagem que ficou marcada como uma “nova era e uma nova concepção do mundo: o mundo da globalização e do conhecimento universal.

Esta viagem foi o corolário da descoberta de novas passagens marítimas e de novas rotas comerciais, que permitiu o contacto com novas realidades, culturas e costumes, fauna e flora, trouxe novos valores e contribuiu para o conhecimento nas mais diversas áreas do saber, cultura, história, teologia, linguística, botânica e zoologia.

Para valorizar e difundir este acontecimento histórico, realizado pelo grande navegador português Fernão de Magalhães, foi criada a Rede Mundial de Cidades Magalhânicas, uma entidade associativa sem fins lucrativos que agrega cidades que partilham a história da primeira viagem de circunavegação, tais como Praia (Cabo Verde), Lisboa e Sabrosa (Portugal), Sevilha, Granadilla de Abona (Espanha), Ushuaia (Peru), Puerto de San julian e Puerto de Santa Cruz (Argentina), Punta Arenas e Porvenir (Chile) e Cebu (Felipinas).

A Rede tem como objectivo principal comemorar o V Centenário Histórico da Primeira Volta ao Mundo, concretizada pelo Fernão de Magalhães, dando visibilidade a este marco histórico em todo mundo, no período compreendido entre 2019 e 2022.

De salientar, que o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, enquanto vice-presidente para a África da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas, terminou este domingo a sua missão nas cidades de Puerto de Santa Cruz, Buenos Aires, Puerto San Julian e Calafate, em Argentina, onde participou no VII Encontro da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação