• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Órgãos. Jovens apoiam grupos sociais desfavorecidos
Sociedade

Órgãos. Jovens apoiam grupos sociais desfavorecidos

Transporte escolar, casas de banho às famílias mais pobres, apoio às actividades geradoras de rendimento, estão entre as actividades que “Os Unidos” pretendem desenvolver em São Lourenço dos Órgãos.

“Os Unidos” é composto por um grupo de jovens preocupados com os problemas sociais do município de São Lourenço dos Órgãos e que resolveram criar um clube de amigos unidos para apoiar quem mais precisa. É uma forma de os jovens encontraram para participar do processo de desenvolvimento do seu concelho.

Vera Garcia, presidente do club explica que o objetivo é apoiar grupos sociais mais desfavorecidos, principalmente crianças e idosos, mães solteiras, num primeiro momento, actuando nas localidades de Mato Raia, Carreira e Lajedo, que são localidades mais próximas da sede do grupo.

No entanto, o sonho destes jovens é expandir por todo o concelho, embora para tal precisam de apoio financeiro e de mais parcerias.

Para além da Câmara local, que desde a primeira hora apoiou o projecto, Vera Garcia afirma que em 2017 receberam donativos de uma instituição Portuguesa que ainda náo chegaram a Cabo Verde devido a constrangimentos de ordem financeira.

Vários projetos estão em carteira aguardando financiamento, tais como pagamento de propinas e transporte aos alunos mais carenciados, construção de casas de banho e cisterna domiciliares, promoção de atividades geradoras de rendimento, campanha de angariação e doação de bens alimentares não perecíveis entre outros.

“Os Unidos” conta na sua carteira de actividades a realização do Natal das Crianças e já nesta Páscoa tem programado actividades religiosas e culturais com idosos.

O grupo vai realizar o carnaval este ano. Para tanto acaba de receber um patrocínio da Câmara Municipal no montante de 75 mil escudos.

Com este dinheiro, que Vera Garcia remarca não ser suficiente para o grosso do orçamento,  grupo prevê sair à rua com uma média 210 foliões, dos quais 60 são crianças. Ao som do samba de muita batucada, o grupo promete levar um colorido diferente às ruas de João Teves.

O tema escolhido é água. A ideia, explica Garcia, é chamar a atenção da população sobre a importância deste líquido, principalmente num país como Cabo Verde, onde quase não chove.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação