• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Da Arte da Neuropsiquiatria
Ponto de Vista

Da Arte da Neuropsiquiatria

Estive a fazer uma ronda pelo mundo das redes crioulas para ver a quantas andam os submundos da Loucura e das Artes. Deparei-me aqui e ali com muita ignorância de ambos os lados. Essa ignorância política, filosófica, social, literária ou artística que reina no Arquipélago da Nulidade.

Todos têm uma opinião, todos pensam saber muito daquilo que apenas dizem umas asneiras. Li conceitos sobre as Artes, sobre Estéticas, sobre isto e aquilo, mas lançados assim no ar sem qualquer sustentação cognoscível.

Textos de gente que nunca abriu um manual de História da Arte e de Filosofia da Arte ou que tenha lançada um olhar sequer sobre um texto dramático de Sófocles e Shakespeare ou de Estética de Aristóteles, Kant ou Baumgarten.

Espanto ou Aflição?! Como é evidente é o aflitivo que sai a ganhar esta batalha do conhecimento, a que me refiro em quase tudo o que escrevo. Uma bagagem cultural que não faz parte do modus vivendi das elites crioulas. Tanta gente formada, digamos, que passou pelas Universidades e Escolas Superiores, mas, com cabeças vazias, que mete medo!

Gentes que fazem Política, que fazem Cultura, etc, mas incapazes de trabalhar com ideias abstractas, com conceitos políticos, filosóficos, geométricos ou artísticos.

Fala-se muito de Arte estes dias nas Ilhas, por causa de dois quadros do artista Tchale Figueira, obras censuradas por deputados ignaros do Parlamento, lugar de debate por excelência. Debate?! Como, se acabo de escrever que não há valor acrescentado, na cabeça de tanta gente formada, em Universidades, onde se aprendeu mais de Ideologias marxistas do que Ciência, Artes e Humanística.

Claro que, em Ideologias, estão inclusos conceitos. Mas conceitos artísticos da Arte marxista, da Arte do proletário, do realismo socialista, cubano, como na foto do Che tão venerado naquelas Ilhas, de Brecht, tão divulgado entre as massas revolucionárias, mas nada sobre o que chamam Arte burguesa e seus artistas e filósofos.

Porquê estes tiques culturais na terra? Pelas razões que venho dizendo e escrevendo: a situação do crioulo é trágica, porque saiu do fascismo e entrou nos comunismos, cubano, soviético, marxista-leninista, de maneira avassaladora.

Sou céptico quanto ao futuro do Arquipélago, porque, os jovens hodiernos, continuam a ouvir os discursos ideológicos dos pais e avôs, que tomam conta da terra desde 1975.

É urgente que se faça um verdadeiro debate com gente bem preparada em todas as áreas do Saber e do Conhecimento, com destaque para as Artes, nos seus diferentes vectores e disciplinas da Mente: Neurociências, Filosofia do Espírito, Humanística... E já agora, porque estamos a mudar de paradigma, com uma Cultura digital e Biotecnológica!

Se este debate não for feito, urgentemente, vamos continuar a ter mentes ocas, perversas (eu escrevia aqui há dias que queria escrever sobre Mentes perversas de Políticos) e condicionadas por políticos, educadores e profissionais diversos que praticaram e praticam sistemas de pensamento filosófico inadequados para a formação de mentes sãs.

Porque não li por aí estas palavras, vou escrevê-las, a propósito desta palhaçada sobre a censura da pintura do Tchalé: foi uma acção que nos faz pensar nos nazis e soviéticos condenando artistas da chamada Arte degenerada. Posturas ideológicas do nacional-socialismo e sua propaganda artística ou do jdanovismo artístico-cultural soviético, irmãos gémeos do Mal Absoluto ! Onde estão os Neuro-pensadores das Ilhas?!!

Texto publicado pelo autor no facebook

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação