• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Isaías Varela promete um São Domingos moderno, atractivo e a gerar riqueza
Política

Isaías Varela promete um São Domingos moderno, atractivo e a gerar riqueza

Isaías Varela, empossado ao final da tarde desta sexta-feira, 13, presidente da Câmara Municipal de São Domingos, aposta nas parcerias público-privadas, desenvolvimento da economia e uma governação focada nas potencialidades locais para tirar esse município do interior de Santiago do marasmo. Ciente dos desafios que o espera, Varela diz contar com a colaboração de todos os munícipes "nessa jornada longa e desafiante, certo de que o seu objectivo é servir, unicamente, os interesses do concelho e das pessoas de São Domingos".

A cerimónia de investidura de Isaías Varela, aconteceu em plena rua principal da cidade (frente aos Paços do Concelho) para evitar o excesso de pessoas que queriam assistir à tomada de posse do primeiro autarca eleito pelas listas do PAICV em São Domingos. E foi perante uma plateia cheia (respeitando o possível as regras de distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19), entre convidados ilustres e munícipes ávidos em conhecer as propostas do novo edil, que Isaías Varela reiterou o compromisso de trabalhar para colocar o município na senda do desenvolvimento de Santiago e de Cabo Verde, sublinhando que desde o início estabeleceu que a satisfação das necessidades dos sandominguenses seria a sua “aposta angular”.

“O Povo de São Domingos escolheu um projecto, uma nova equipa e uma nova visão de desenvolvimento, assente no compromisso de materializar as potencialidades do município, promover um desenvolvimento integrado e harmonioso, trazer as pessoas para a centralidade das acções e opções políticas, gerar oportunidades de emprego e rendimentos para empoderar os jovens e as famílias e desenvolver o município de uma forma inclusiva, sem deixar ninguém para trás”, prometeu o presidente da Câmara Municipal de São Domingos.

Por forma a atingir esse desiderato, Varela disse vir a apostar fortemente na estreita parceria com o Governo, empresas, instituições da sociedade civil organizadas, quadros e famílias de São Domingos, residentes e na diáspora. “Esta parceria constitui o único caminho possível para atingir os objectivos propostos e garantir a qualidade de vida dos munícipes, pela via do emprego, do rendimento, da competitividade e da geração de riquezas”, perspectiva o jovem político, muito ovacionado pelos presentes, e escutado com atenção pelos ilustres convidados, entre os quais a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, Francisco Carvalho, o novo presidente da CM da Praia, representantes dos autacras de Santiago, presidente cessante, Clemente Garcia, deputado e candidato vencido, Milton Paiva, e ministra das Infra-estruturas, Habitação e Ordenamento do Território, Eunice Silva.

E, dirigindo-se aos munícipes e funcionários da Câmara Municipal que vai herdar, Isaías Varela reconheceu os desafios que tem pela frente, mas acredita que terá o apoio e colaboração de todos nessa jornada, "certo de que o seu objectivo é servir, unicamente, os interesses do concelho e das pessoas de São Domingos", concelho da região política de Santiago Sul, de 15 mil habitantes, que promete transformar "num município moderno, infra-estruturado, actrativo para a fixação de residência, um município de oportunidades para a juventude e para o sector privado, facilitador e promotor de investimentos estruturantes".

A nova presidente da Assembleia Municipal, Felismina Moreno, que substitui Martinho Landim, prometeu zelar para o cumprimento escrupuloso das leis que regulam o papel dos eleitos, enquanto fiscalizadores e defensores dos interesses dos munícipes. “Prometemos uma fiscalização amiga e democrática, mas firme, fiel e imparcial. Preventiva, mas também, justiceira, sonhando junto com o povo para realizar, colocando-nos no papel do outro”, sustentou.

A cerimónia de investidura dos órgãos municipais eleitos, nas eleições de 25 de Outubro, foi presenciada pela ministra das Infra-estruturas, Habitação e Ordenamento do Território, Eunice Silva, que, em representação do Governo manifestou toda abertura do Executivo para continuar a colaboração já existente também com a nova equipa camarária eleita.

Para Eunice Silva, não haverá qualquer dificuldades no relacionamento entre o Governo e a actual equipa da CM de São Diomingos, mesmo sendo de cores partidárias opostas. “Nós temos quatro anos e meio de mandato e temos trabalhado com todas as câmaras sem excepção, inclusive as câmaras onde o PAICV é poder. Portanto não se pode colocar o problema de relacionamento neste momento. Nós vamos continuar a trabalhar da mesma forma”, garantiu a governante.

Nas eleições autárquicas de 25 de Outubro em São Domingos, o PAICV, liderado por Isaías Varela, saiu vencedor ao conquistar 3.755 votos, correspondente a 54.2%. O MpD, que concorreu à sua própria sucessão, conseguiu 2.689 (38.8%) elegendo sete deputados, tendo o PAICV elegido 10 dos 17 deputados e todos os sete vereadores.

Concorreu ainda a candidatura de “Ami é San Domingus” liderada por Milton Paiva que conseguiu 313 votos para a Câmara e 341 para a Assembleia, equivalente a 4,5% e 4,9% das votações.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação