Pub

josé soares mpd

São 4 os pré-candidatos: Marcelo Correia, José Soares, Domingos Semedo e Celso Ribeiro. Todos querem a cadeira hoje ocupada por José Pedro Soares, tido como carta fora do baralho nas próximas eleições autárquicas previstas para outubro próximo, soube Santiago Magazine de fontes próximas do partido ventoinha no concelho do Tarrafal de Santiago.

Filhos de Santo Amaro Abade, militantes do partido no poder e que pretendem liderar Tarrafal. No entanto, tudo indica que Domingos Semedo, engenheiro informático da Caixa Económica de Cabo Verde, já retirou o seu nome dessa lista, tendo anunciado esta terça-feira, 2, a sua intenção de entrar numa corrida independente á liderança desse concelho do extremo norte de Santiago.

Semedo, conhecido no seu concelho natal por Emílio Tita, aponta o dedo indiscriminadamente ao seu próprio partido, o MpD, que dirige política e administrativamente o município do Tarrafal há três décadas, quando diz que “sendo Tarrafal um bastião do MPD, este sempre usou dos eleitores a fim de ascender ao poder para depois os abandonarem à própria sorte. Nesta jogada política, o Partido sempre deu as «cartas» impondo aos tarrafalenses os candidatos que satisfazem os seus caprichos. Entretanto, o desempenho desses servidores tem sido decepcionante para os munícipes. E, do povo só se lembram de quatro em quatro anos”.

Com o aviso do Domingos Semedo, restam os nomes do também engenheiro informático e atual líder da bancada do MpD na Assembleia Municipal, Marcelo Correia, Celso Ribeiro, vice-presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), e José Soares, deputado nacional e presidente da Comissão Política local do partido de Carlos Veiga.

Segundo as nossas fontes, de um encontro secreto realizado no domingo, 31 de maio, saiu o combinado de que o deputado nacional, José Soares, seria o candidato do MpD para Câmara Municipal e que o atual presidente, José Pedro Soares, encabeçaria a Assembleia Municipal. E como forma de manter a família unida, as nossas fontes garantem que o grupo sugeriu integrar os restantes interessados no rol dos vereadores.

Nesse “arranjo”, os pré-candidatos Domingos Semedo e Marcelo Correia, este irmão de ex-presidente da Câmara, João Domingos Correia, integrariam a lista como vereadores. De fora ficaria Celso Ribeiro, tido como aquele que mais sombra poderá causar nesse “acordo de damas e cavalheiros”, parafraseando as nossas fontes, tendo em conta o apoio que se diz nutrir junto da base local do partido.

Outro arranjo desse encontro, também avaliado com importante pelas nossas fontes, prende-se com a ideia de colocar a líder das mulheres democráticas no Tarrafal e professora do ensino secundário, Ana Isabel Sousa, como segundo nome na lista de vereadores, assumindo assim a figura de vice-presidente da Câmara Municipal. Outro nome também “negociado” para integrar a lista de vereação é Manuel Alice Manhol, neste momento exercendo o cargo de funcionário municipal.

Todavia, com o anúncio da eventual candidatura independente de Domingos Semedo, as cartas podem baralhar um pouco. Até porque, a crer nas nossas fontes, com esse anúncio, muitas vozes do MpD no concelho começaram já a pedir a cabeça de José Soares. Ou seja, ou ele se demite da liderança, ou ele retira a sua pré-candidatura, pois, de contrário, dizem, “estaria no papel de juiz em causa própria”.

As nossas tentativas para ouvir a estrutura local do MpD resultaram-se infrutíferas. Entretanto, fica aqui o compromisso de voltarmos ao assunto assim que conseguirmos chegar à fala com o responsável do partido ventoinha naquele concelho.

Comentários  

0 # Yani Tavares 18-06-2020 17:52
Acho que o Soares não deve e nem pode desistir do seu entento. Tens mais força Tu na câmara Municipal. Deves negociar com Marcelo Celso e Abraão. Tu ficarias para Câmara Farias influência para que o Celso vá para Ministro Abraão para Assembleia e Marcelo para Câmara vereador. Disse.
Responder
0 # Cidadão Atento 12-06-2020 19:43
Caiu os panos para todos os nomes que a comissão polítca tinha sugerido.
o Ódio pelo Celso por parte da equipa do de[censurado]do Soares vai manter. Agora é ver o celso a formar equipa. o De[censurado]do José Soares perdeu uma grande chance de impor as suas regras. Se fosse eu demitiria do cargo de coordenador político. Como vão ficar os restantes pré nomeados pelo público do MPD que o Soares não queria??? Será que vão integrar a lista do Celso ou ficarão com Emílio TITA.
Responder
0 # Mamai 05-06-2020 12:38
Aliu! Podes difamar e injuriar mulher, mulher penso que todos são livres de expressar . Dor de cotovelo doe mesmo. O teu candidato não é e nunca será Emília TITA. Engana os outros porque, a mim nunca conseguirás. Pecas por utilizares nome falsas. OS macacos (os ladrões) escondem o seu rabo e diz queo outro tem rabo comprido. Pergunto consegues cuidar da tua família? Estás a cuidar?? Sabe de tudo o uqe está a passar quando sai pra o trabalho?
Responder
0 # Lesionado Alio 05-06-2020 11:58
Aliu penso que nunca foste MPD apenas és um lambe botas estás equivocado . O que parece és um pré - candidato escondido que já estás descartado agora queres ofender todas e todos. Em nenhuma das listas vais ter lugar. O MPD já tem o seu candidato que pode ser José Soares , Emilio Tita ou outro que o MPD pode vir a escolher . Nós sabemos que aparecia il aliu para ofender uma mulher indefesa . Ofender mulher é esta plonge dans ideias da inclusão de 40% sa lista se estiveres à fazer. Portanto estamos a preparar a lista .
Responder
0 # Aliu 05-06-2020 08:40
Amar! Não, Odiar.
Concordo com Amar quando disse: “o de[censurado]do nacional José Soares, nunca será o candidato ganhador da CMT”, mas apostar em candidatos como Júlia Veiga, que não percebe nada de gestão (não consegue gerir a própria família quanto mais um concelho); Abrão Vicente, que é um dos beneficiários do famoso fundo de Ambiente e que só faz trafulhices dentro e fora do sindicato; Mateus costa, outro trafulha que esteve mais de 10 anos como vereador, venderam todo o terreno de Tarrafal e, fatiotaram o dinheiro; Marcelo Correia, individuo cujo ponto forte é negociatas, atual líder da bancada do MPD que , não lidera e não fiscaliza coisa nenhuma, porque perdeu a credibilidade que nem sequer consegue terminar uma reunião sem brigas! Propor esses indivíduos como presidente da CMT não é amar, é odiar Tarrafal. Sou MPD de corpo e alma, Militante da década passada, mas desta vez, o meu voto é no candidato independente. Enquanto os Tarrafalenses estiverem a correr atrás dos partidos políticos, Tarrafal não entra no rumo do desenvolvimento. Por isso, a hora é agora! Vamos todos votar Emílio Tita. Tarrafal é di nos. No Trabadjal!
Responder
0 # Kinta 05-06-2020 01:32
Ana la lider de nenhum mudjeris .
Nhos busca so estatus. Dja nhos caduca dento Mangui na chuchadera
Responder
0 # Barato Praia 05-06-2020 00:42
Na tarrafal O de[censurado]do José Soares de MPD não vai Ganhar mas OScar Santos na Pria Também não vai ganhar. José Soares por Ganancia e contra o atual presidente. OScar por maldade a Praia e o povo que não tem casa, contra vendedeiras ambulantes, em fim monte de cusa ki ta poi nhos ca ganha es 2 cambra.
Responder
0 # Maila 04-06-2020 23:44
ANA SOUSA SILVA FLANA FACEBOOK MA ES NOTÍCIA É FALSA. QUENHA KI PODI FLAM ENTAO QUEM É CANDIDATO DE MPD. ANA BO TAMBE COMO VEREADORA E VICE-PRESIDENTE BU KA TA SIRBE TANBI NAU. BU STABA LA BU CA DA OBRA BU ENTRA SO NA NEGOCIOS. PORTANTO NEM BO NEM SOARES. NHOS É CONTRA TUDO NOME E PESSOAS KI DJA MENCIONADO . MAS MPD KA DI NHOS. NHOS TA FAZI SO ENCONTROS MOSGUEDJADOS SUCUNDIDO. MARCELO FAZI UM REUNIAO COM TODOS DO MPD SOARES ECOMPANHIA LIMITADA KA CONTENTE. GOSSI NHOS KRE DA MPD GOLPE DE ESTADO PA KABA DE UM BES NA TARRAFAL. NOS APOIO SOARES KA TA ATCHA ki fari Bo.
Responder
0 # Amar 04-06-2020 22:06
O de[censurado]do NAcional da Bancada do MPD José Soares pode inventar toda a demagogia que existe mas nunca será candidato ganhador a CMT. O MPD tem muitos nomes que pode ser consultado já foi mencionado muitos mas pensamos que ainda está a tempo de negociar com os potenciais candidatos sem mancha no concelho de Tarrafal que já foram de[censurado]dos e vereadores do MPD caso de Julia Veiga, Abraão Borges, Pedro costa, Mateus Costa, Marcelo Correia individuos estes que algumas vezes deram seus contributos valiosos por Tarrafal e continuam dando directa ou indirectamente. Estamos a tempo de uma Boa escolha e num bom candidato.
Responder
+1 # Mamadou Camará 04-06-2020 19:51
De[censurado]do José Soares! Quem o conhece não consegue acreditar que o MPD o apoiará na corrida à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal.
Individuo desprovido de escrúpulo e judas de 1ª. Vazio intelectual (semi-analfabeto), esteve alguns anos em Portugal matriculado numa “escola paga passa”. Não frequentava a escola pois, passou o tempo todo a organizar festas e passeios para todos os cantos e recantos de Portugal.
Uma vez em Cabo verde, tendo consciência que não possui qualificações que lhe garante um emprego, procurou saída na politica. Com “artes e mánhas”, conseguiu integrar a comissão politica concelhia do MPD e vereador na camara municipal do Tarrafal. A sua ganância é de tal ordem que, cuspiu no próprio prato que comeu durante 7 anos. Numa atitude covarde, demonstrou que na politica, para ele, tudo vale, quando detonou seu chefe Zé de Tutú, sob o argumento de que o sonho dele é ser presidente de camara. Para atingir seus intentos, puxou tapete ao chefe.
Se a aposta do Elísio for José Soares, o paicv pode somar mais uma camara.
O MPD que não venha dizer que foi falta de aviso.
Responder
0 # Joana Ponta 04-06-2020 17:55
Depos de es notícia extremamente contestada contestada pa es fórum e mesmo pa FACEBOOK uma das meninas do coamndante Soares respondeu : Ana Sousa E Silva. Atensao que es assunto e ca verdade .Embora noticia veiculado ma CANDIDATO PA TARRAFAL CA STA ESCODJEDO .PA INFORMA SO". nhos odja na publicação des notícia que Tchuputim Tchuputim poi . Será ki es tal ANA tem algum poder???
Responder
0 # Manu 04-06-2020 17:41
Tarrafal djes panhano na moli
Tudo ki bem de MPD é victoria certa . Mas des bex nu ta mostras me mentira.
Responder
0 # toni 04-06-2020 14:48
Bem falado Graciosa.
É hora de mudança em todo o domínio. PAICV vai mudar o rumo de Tarrafal com certeza . VIVA MAIKA.
Responder
0 # bandinha 04-06-2020 13:54
Acho qui nu sa na troça . Soares propi . casi nada. pa soares dexa zé deTutu mil vezes ou então oto arguem.
ou então sprimenta MAIKA de Tchom Bom.
Responder
-1 # Graciosa 04-06-2020 12:20
Caros cidadãos É momento de experimentarmos candidato do PAICV, a presidente de Camara. Tarrafal teve a infelicidade de eleger sempre candidatos mediocres renegando o municipio ao abondono. Experimente nem se for O GUT emcabeçado por Gonçalo Amarante. Tarrafal quem que dabo es castigo de presidentes de Camara que conduziu Tarrafal ao abandono. É hora de mudar deixem de casmurrice de colocar MPD
Responder
0 # Aliu 05-06-2020 09:28
Graciosa, não estamos na fase de experimentação. Estamos no momento de escolher um presidente de verdade e não um presidente de faz de conta. Desde quando o paicv teve interresse em resolver os problemas do Tarrafal?
Responder
0 # Jak 04-06-2020 11:56
Desta vez não passará.
povo sta tudo esperto e de odjo aberto. tudo casa de tarrafal, teni um arguem ku escola, 12º ano ou licenciado, mas pa tudo casa nu teni pessoas pa orienta ses mas grande pa ka da mesmo erro de passado.
nós voto sta claro des bez. um MPD mal organizado tudo cusa é mi é mi e mas ningúem
Responder
0 # Carlos Correia 04-06-2020 10:48
MPD na Tarrafal y propi ileitoris di MPD nes municipio e estranhu. Es sta guverna municipio desdi 92 y kada vés más Tarrafal sta bai pa trás y kulpa e senpri di PAICV. Nhos fazi izami di konsiensia nhos odja si periudu di 2001 a 2016 kuzas ka midjora y nhos konpara tanbe kuze di bon kontisi di 91 2001 y gosi di 2016 a 2020. Mumentu gosi e da chance a otu candidato. Por favor MPD e ka garantia más guentis.
Responder
0 # Tarrafal 04-06-2020 09:54
José Soares De[censurado]do NAcional, daria melhor para Assemblea municipal ou como de[censurado]do municipal ou como presidente da Assembleia, Para ser Sincero a minha escolha cairia sobre Abraão Borges de "Codje Bitcho" pessoa certa, que de certeza não vai haver contra-censo no seio do Partido. Caso entendemos o contrário, poderemos fazer uma sondagem na comunidade toda e nos bastidores do partido. Ou levaremos o Marcelo para vice Presidente da Câmara Municipal , Celso Soares pela Seriedade como todos estão a referir, como Presidente da Assembleia em Vez de José Soares. assim teremos uma vitória com larga maioria do MPD. Sondagem de momento.
Responder
0 # O Tarrafalense 04-06-2020 08:08
Tudo isso que esta passa cu escolha de candidatus pa eleição autarquica 2020 ta espelha o estado de desorganização dento de MpD. Tudo nós sabi ma quenha k esta á frente disso é Sr. Elisio Freire (Kel rapaz de Pilotinho) ki ten gerido muito mal es processo e consequências dja nu começa ta odja "confusão total". Arrogancia des senhor ca sta deixal negocia cu ninguem e nes linha MpD sta arrisca de perde 4 Câmaras importantes de ilha de Santiago moda Tarrafal, Santa Catarina, São Domingos e Ribeira Grande, unde sta bai concorre indepenndentes proximos de MpD. Nu ta espera ma na fim disso el ta bai assume se responsabilidade. Pessoalmente nca sta entende pamode ki Presidente de MpD (Dr. UCS) esta permite Elisio destrui partido des forma li? Pamode????
Responder
0 # MEMÓRIA ARQUIVÍSTICA 03-06-2020 21:05
Com este artigo, lembrei-me de um outro (https://santiagomagazine.cv/index.php/politica/3709-tarrafal-de-santiago-de[censurado]do-do-mpd-jose-soares-detona-presidente-de-camara-municipal). Quero lembrar também que foi o Dr. João Domingos que tinha apostado nesse indivíduo e que sofreu e se arrependeu da sua escolha. José Soares ka bali, é nos di Tarrafal nu ta sai na rua, nu ta virra costa a MPD,si Max ku Ulisses kré castiga nu, ta manda nu um burro inculto, atrasado, complexado, limitado, intrigante. Nu kré alguém ku vison. Nhos podé mobiliza tudu força possível, dés vez nhos ta odja ma Tarrafalenses djas corda, si tudu manifestaçon ki nu fazi ka abri obju. Bedja pa bedja deixam ku nha bedja (nhos deixa nu enton ku kel Soares li)
Responder
0 # Maila 03-06-2020 19:56
Viva Maika. SOARES DES BES KA SI BES.VIVA MAIKA. VIKA TXOMBOM KU MANGUI UNIDO.. MAIKA CONFIA VITORIA STA NA BU MÃO.
Responder
0 # 03-06-2020 19:27
MPD perdeu uma grande oportunidade de ter homens sérios para Tarrafal de Santiago. Penso que é desta que vai acontecer o que aconteceu com Boa Vista e Ribeira Brava de São Nicolau.
Responder
0 # Mangui 03-06-2020 18:15
NHa voto sempre foi MPD , mas não reconheço no José Soares pessoa indicada para liderar a câmara municipal.
o Meu voto seria Marcelo, Celso ou Abraão.
Mas neste sentido votarei Emilio TITA por ser também do MPD.
Penso que tanto Marcelo Coreia, Abraão e Celso deveriam construir uma lista única ou juntar a Emília TITA. De[censurado]do José Soares não aspita confiança dos Tarrafalences.
Responder
+1 # Miguel 03-06-2020 18:14
És gajo se tinha vergonha ta dimite d si responsabilidade de tanto mal q Sta a fazer ao partido...e os militantes...é um nojo com o pessoal...se chega a ser...triste figura...enterra ainda mais fundo que ninguém te quer...pa tudo cau ta pidi Trabadju pa Mudjer...caixa, alfândega...finanças e outros....porque é um pretensioso e sem vergonha...agora imagina Ana e que ja la estaba e faze só negócio e de Sr Manhol...nem si fala...pa ca fla Próprio Ze Pedro... bendedor de visto...seria um cambra de nogocios e sujo..mas q qel q está....cadeia cu és tudo
Responder
+1 # badiu mangui 03-06-2020 18:11
Acho que o actual presidente da Câmara está a brincar com Tarrafal de Santiago.
VEjam o que o Soares teria dito a frente do 1º Ministro leiam, mas leiam através do link que segue https://santiagomagazine.cv/index.php/politica/3709-tarrafal-de-santiago-de[censurado]do-do-mpd-jose-soares-detona-presidente -de-camara-municipal. Agora eu pergunto ao actual presidente da Câmara tens coragem de alinhar com Soares numa lista para encabeçares a Assembleia Municipal.
Responder
-1 # Miguel 03-06-2020 19:11
Bandos de porcos e porcas...ta papia mal...quando pa convinenxia tudo ta cumi na.baia verde sobre patrocina do lobo mau...feio...es ca tem moral...que educação és ta ses fidju...Ana bu ta entende é uma Mula...ca ta pari... então bu ta entende...nes porcarias li...apenas...apenas Celso Rosa...que pode salvanu...nu sta brinca cu lumi..
Assim será...Ulisio...elisio pilotinhu, apesar d meu sta pa tras pamodi na reunião flado nhu ca cre Celso...nhos ca tem nada faze cu Soares...
Nhos ca gosta d MPD mesmo...nhos ca MPD...triste
Responder
0 # Ana Silva 03-06-2020 23:14
Miguel sai de anoninato nu debate Ami e Ana
Nca ta fica ta sucubdi na nome falso pan tenta sim tenta
Pamo ca pari nunca ca foi um mal na lado nenum ate porque bu ca sabi sim ca aborta .quanto a negocio el e claro ma ca foi quanto staba na camara AGENCIA DE VIAGEM PRONTO PA SERVIU.
MA SE BU TEM CORAGI SAI DE ANONIMATO.

MA TENTA AO MENOS SABI SE O KI SM DADO COMO NOTICIA E VERDADEIRO.

AMI N SABI MAN CA TEM FIDJO .OU BU PENSA MA ISSO TA MACHUCAM ?E UM VERDADE "NCA TEM FIDJO .E DEPOIS ?
CRESCE E APARECE SI BU CRE PA NU DEBATE ENQUANTO ISSO KEM FALA NA
Responder
+1 # Miguel 03-06-2020 17:55
Desde que o de[censurado]do e historiador (sem história) entrou no MPD e Tarrafal, nunca mais houve união, sentido de partido e patriotismo. Foi só guerra de guerrilha, intrigas, puxa sacos, mata-mata, desunião, bairrismo e divisão para ele reinar. O Soares que agoraestá desesperado porque sabe que nem Câmara, nem de[censurado]do é deveria estar fora do partido ao atacar o atual presidente câmara de Tarrafal frente do comandante Ulisses em total desrespeito ao presidente do MPD,colegas e outros. Como se não bastasse essa monstruosidade no concelho ele fez fuga em frente e enviou para os jornais na capital, para ter mais ECO e ALTIFALANTE. Que militante é esse pergunta os jovens. Soares fora reclamam os Tarrafalenses. Sai faxi antes contamina a todos em podridão.
Responder
+1 # Cristiano lopes 03-06-2020 17:41
De MPD ,é triste mesmo José Soares,cabeça de lista é chuchadeira,home ki ca ta consigue nem derige um asociassão cabeça de lista so trosa propri.
Tarrafal précisa de um Présidente de Cámara não de um minino de mandado.Soares la ta nem consigue forma lista quando mas ganha eleison ki quando de Tarrafal ki ta bai LISTA KU EL,so si alguns moqueiros.

Devez Tarrafal dja tem si candidato -Domingos Semedo
Responder
-2 # Goncalo Amarante 03-06-2020 17:35
O momento exige seriedade do MPD para resolver esse imbróglio politico e salvar Tarrafal das garras desse grupinho que tenta arruina-lo de toda maneira, afundando-o para munca mais. Este Concelho está abandonado à desgraça e salvá -lo é um imperativo de todos os seus filhos que têm de erguer as vozes numa só direcção sem nunca consentir que Eng. Celso Soares Ribeiro fique prrterido, se tem postura e atributos de sobra nunca comparados a esses que todos conhecemos. O perfume de poder é tão delicioso que todos o querem farar mas que desta vez seja Celso Ribeiro, o desejado do MpD, que no uso da sua competência politica deverá chamar a si, tão rápido, quanto posssivel, o desanuviamento dessa situação, imprimindo disciplina partidaria na observsncia dos princípios que regem o bom funcionamento desse Movimento Politico.
Responder
-1 # Roky 03-06-2020 17:28
Eu não sou do Concelho mas acredito que jose Soares, tem tudo para ganhar o próximo embate eleitoral. Com a experiência que ele tem a nivel da politica é uma mais valia. Homem frontal, sem medo de dizer as coisas. Acredito que com ele a frente, muita coisa vai mudar no concelho. Tem uma capacidade enorme de mover parcerias contactos e financiamentos. Eu acho que o Mpd fez bem em apostar nele.
Responder
0 # Miguel 03-06-2020 17:22
Soares ca tem vergonha...el si vida só truques e baixo...palhaco que nunca fez nada Na vida...dos piores indivíduos q conheci....tambem anda pa casa pia....nunca se sabe...panasco e pedo...
Responder
0 # Badiu de Tarrafal 03-06-2020 17:09
Sima Brasileiro tá fla algo de errado cá sta certo ago Kel notícias li sta Sima sopa de bordolega como que atual de[censurado]do nacional tá alinha cu atual presidente de câmara num próximo eleiçõao autárquicas se ses casamento cá termina dreto?
Responder
0 # Poirot 04-06-2020 11:25
Dos quatros supostos pretendentes, dois deixaram de o ser, José Soares e Domingos Semedo. Ambos deram tiro no pé.
Só resta Marcelo Correia e Celso Soares. Ambos tem qualidade. No entanto, num quadro de divisão, Domingos Semedo como independente, apenas Marcelo Correia tem alguma chance de ganhar. Quem deve estar a fazer festa é o PAICV. É nisso que dá lidar com pessoas que põem interesses pessoais à frente dos do grupo.
Responder
0 # Poirot 04-06-2020 10:58
Faço minha as palavras do Badiu de Tarrafal
Responder