Pub

Carroelectrico1 1

O Governo prevê substituir ao longo dos próximos 10 anos todos os veículos automóveis da Administração Pública por veículos 100% elétricos, segundo informação do executivo.

Numa nota sobre a aposta nas energias renováveis, divulgada esta quarta-feira, 19, o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva aponta a meta, em termos de mobilidade elétrica, de “substituir, nos próximos 10 anos, todos os veículos da Administração Pública por veículos 100% elétricos”.

“Para isso criou-se incentivos fiscais e aduaneiros, quer na lei do Orçamento, quer na pauta aduaneira, para a importação dos veículos”, sublinha o Governo.

Globalmente, segundo dados da Direção-Geral de Viação e Segurança Rodoviária, o parque automóvel de Cabo Verde - do Estado e de privados -, passou de 34.838 veículos em 2005 para 72.455 em 2018, a um ritmo médio de crescimento anual de 5,4%.

Esta semana, de visita ao Sal, o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, sublinhou que aquela ilha tem sido um exemplo do processo da mobilidade elétrica, tendo em conta o objetivo governamental de “descarbonizar completamente o transporte em termos de veículos [públicos e privados]”, em Cabo Verde, até 2050.

Naquela ilha, a mais turística de Cabo Verde e na qual mais de um quarto da energia consumida tem origem em fontes renováveis, nomeadamente solar fotovoltaica, vai ainda avançar este ano a instalação de uma bateria de armazenamento, com capacidade de 1 Megawatt (MW).

O objectivo é recorrer no período noturno, na rede pública, à energia produzida durante o dia através de centrais solares, armazenada na bateria, de acordo com aquele ministério.

Com Inforpress

Comentários  

0 # Chiku 20-02-2020 09:41
kkkkkkkk. Quer dizer que vao ficar mais 10 anos no poder? que perspectiva! ahahahahahaha Tchocota!
Responder
0 # FIDEL CASTRO 20-02-2020 09:07
Muito "verde" a iniciativa!

A pergunta que fica é: Quem ficará com os "excêntricos poluidores" carros gama de luxo do Estado?

Não há que pensar muito para entender a jogada.
Responder