Pub

pa

Pedro Alexandre Tavares Rocha manifesta, num post publicado no facebook, a sua disponibilidade em candidatar-se à Câmara Municipal de Santa Cruz nas eleições de 2020, com o apoio do MpD, partido a que pertence desde a sua criação.

Este professor e político, hoje aposentado, afirma que “é com espírito de humildade e sentido de responsabilidade” que torna público esta disponibilidade em candidatar-se ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, nas eleições autárquicas de 2020.

“Desde as eleições autárquicas de 2016 que tenho sido solicitado por muitos munícipes de Santa Cruz (militantes, simpatizantes, amigos do MpD e cidadãos independentes) para ser candidato a presidente da Câmara de Santa Cruz. Nessa altura, apesar de múltiplos apelos, entendi que não devia ser a minha pessoa candidato e que devia apoiar um candidato que fosse apontado pelo meu partido, como tenho feito sempre em todas as eleições lideradas pelo MpD em Santa Cruz. Sempre estive com o meu partido MpD, desde 1990, em todas as linhas de participação política, quer em Santa Cruz quer a nível nacional”, escreve o homem que dirigiu Santa Cruz de fevereiro de 1992 a março de 2000.

Derrotado nas urnas por Orlando Sanches em 2000, de então para cá o MpD nunca mais ganhou uma única eleição neste concelho que era o seu grande bastião, sendo Santa Cruz o único concelho de Santiago liderado pelo PAICV, neste momento.

Caso os intentos de Rocha forem aceites pelo MpD, ele terá como adversário Carlos Alberto Silva, do PAICV, e atual presidente do município.

“Depois de uma profunda reflexão, de ter ouvido os conselhos dos meus familiares, dos meus amigos e de pessoas de idoneidade reconhecida, decidi aceitar, com humildade e responsabilidade, este desafio de me DISPONIBILIZAR a ser candidato em 2020, sujeitando-me, a partir deste momento, ao regulamento e normas do meu partido MPD para a escolha de candidatos. Para este efeito, já comuniquei à direção concelhia do MPD a minha DISPONIBILIDADE, solicitando que a mesma seja sujeita à decisão superior do partido”, afirma, convicto.

Pedro Alexandre entende que “o concelho precisa para sair da sua estagnação económica, social e cultural e atingir o nível de desenvolvimento que merece, atendendo ao facto de Santa Cruz ser um dos concelhos com níveis significativos de recursos naturais e humanos, mas que, infelizmente, faltou uma liderança local com capacidade e visão para promover o seu desenvolvimento”.

E coloca o foco nas pessoas. “Todo o projecto de desenvolvimento que vou propor aos munícipes de Santa Cruz tem, sempre, o forte pendor para a satisfação das necessidades das pessoas. Primeiro são as pessoas, em toda a linha da nossa acção política, porque partimos do princípio que não há desenvolvimento com pessoas vivendo em condições de pobreza extrema, faltando quase tudo para terem uma vida digna”.

Para este pré-candidato falar de pessoas “é falar, primeiramente, dos jovens desempregados que precisam de uma orientação para entrarem no mundo do trabalho, dos jovens que precisam de recursos para estudarem, para terem uma formação, o acesso ao ensino secundário e ensino superior e construírem a sua família e o seu futuro, é falar dos chefes de família sem recursos para sustentarem e educarem os seus filhos, sentindo-se abandonados pelos seus líderes locais, sem emprego e sem nenhum redimento, com tetos de casas a cair, sem portas e sem janelas, dormindo, muitas vezes, com vizinhos quando chove ou faz mau tempo, com medo de o teto e a parede ruírem sobre eles, é falar dos pescadores e peixeiras que não recebem do governo local nenhum apoio e nenhum incentivo à sua actividade económica, é falar, igualmente, dos agricultores e criadores de gado que confrontam, diariamente, com dificuldades e não vêm a presença e o estímulo dos governantes locais que deviam juntar-se a eles na busca de soluções, é falar de comerciantes e operadores económicos que enfrentam vários desafios no seu labor diário e não recebem dos líderes locais nenhum incentivo e estímulo, é falar dos nossos emigrantes que contribuem para o desenvolvimento do nosso concelho, mas que não recebem o estímulo, a orientação, o reconhecimento e o carinho das autoridades locais para promoverem o investimento emigrante”.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

+2 # Jocas 28-07-2019 00:29
Cruz credo. O Luis de Pina é o proprio Pedro Alexandre.
By by Pedro Alexandre.
Responder
0 # Jocas 28-07-2019 00:28
Cruz credo
Responder
0 # Santa Cruz Atento 28-07-2019 19:03
Kklkk Pedro Alexandre o maior ditador de todos os tempos
Responder
+4 # SÓCRATES DE SANTIAGO 27-07-2019 19:47
Apesar de, pessoalmente, não ter nada contra o Professor Pedro Alexandre Rocha, não sei se será boa ideia o MPD escolhe- lo como como candidato às eleições autárquicas para o Concelho de Santa Cruz. O senhor Professor Pedro Alexandre Rocha já foi Presidente da Câmara de Santa Cruz, durante dois mandatos, já deu o que tinha para dar a esse concelho de Katchas. Agora é a vez, tanto no MPD como no PAICV e nos outros partidos, de se dar lugar aos MAIS JOVENS. Penso que nos partidos e também na sociedade civil há JOVENS altamente QUALIFICADOS, com competências políticas e técnicas e capcidade de liderança para coordenar um PROJECTO AUTÁRQUICO CREDÍVEL EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DOS NOSSOS MUNICÍPIOS. Cremos que Santa Cruz não foge à regra, neste aspecto. O nosso amigo Pedro Alexandre Rocha já foi um pouco de tudo- PROFESSOR, PRESIDENTE DA CÂMARA E DE[censurado]DO. Reformou- se como Professor, mas com o CHORUDO VENCIMENTO DE DE[censurado]DO. Sim, já deu o que tinha para dar, agora é chão que já não dá milho nem feijão. Deve gozar da sua reforma e deixar a POLÍTICA ACTIVA PARA OS MAIS JOVENS. Santa Cruz, Santiago e Cabo Verde agradecem.
Responder
-6 # Luiz de Pina 26-07-2019 23:39
Não poderá haver melhor candidato que Pedro Alexandre.Um homem trabalhador,competente e honesto.Um militante sério,e amigo de todos.Santa Cruz agradece pela sua decisão em avançar que a mesma saia do marrasmo a que se encontra.
Responder
0 # Santa Cruz Atento 28-07-2019 19:01
Espero que nāo seja o Pedro Alexandre dos anos 90. Foi o Presidente mais ditador de todos os tempos. Aconselho o Senhor Luis de Pina a revisitar o passado do teu amigo Pedro Alexandre como autarca.
Responder
-6 # Luiz de Pina 26-07-2019 23:31
Sem dúvida alguma que o meu amigo Pedro Alexandre é o homem ideal para tirar Santa Cruz do marrasmo.Competente, trabalhador honesto e acima de tudo bom profissional,estou convencido que ele terá a adesão popular mais que suficiente para mudar o rumo dos acontecimentos em Santa Cruz.Pedro Alexandre um militante de referencia do MPD quanto a mim merece todo o apoio da minha parte e tudo farei para que ele avance pois SantaCruz merece que esse bom filho esteja a frente do seu distino pela capacidade e engajamento político.Apelo aos Santa cruzenses que comunguem dos mesmos edeais e apostem nesse filho da terra que é a pessoa ideal para dirigir o distinos da vosssa querida terra e tirá-la do marrasmo a que se encontra.
Responder
+2 # Santa Cruz Atento 28-07-2019 18:58
Nāo precisamos do seu apelo, o concelho de Santa Cruz está no bom caminho com o actual Presidente da Camara. Nesses 3 anos o actual Presidente ja fez muito por Santa Cruz. Arvore oras ki sa ta bom fruto ka debi cortado. Tenho dito
Responder