Pub

Jose Alves

A cidade de Assomada, no município de Santa Catarina comemora esta segunda-feira, 13 de maio, os seus 18 anos da elevação à categoria de cidade e sua santa padroeira, Nossa Senhora de Fátima como uma “verdadeira cidade e não apenas cidade no decreto”.

A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago), José Alves Fernandes, argumentando que a requalificação do centro da cidade de Assomada é prova de que o desenvolvimento chegou ao município e a um “ritmo bastante acelerado”.

A requalificação urbana do centro da cidade de Assomada contemplou a Avenida da Liberdade, Rua Pedonal e asfaltagem de alguns bairros da urbe, num investimento de 145 mil contos com recurso à banca, e mais 30 mil contos para drenagem e recuperação de toda a área verde financiado pelo Governo, através do Fundo do Ambiente.

Segundo dados do INE, actualmente vive em Assomada aproximadamente 40% (18.400 habitantes) da população do concelho de Santa Catarina. A vila de Assomada, sub-dividida em 22 bairros foi elevada à categoria de cidade, através do decreto-lei 7/2001, de 26 de Março.

“Hoje não temos uma cidade apenas no decreto, mas uma verdadeira cidade, completamente requalificada, mais embelezada, mais competitiva, mais aprazível”, declarou, assegurando que vão continuar nesta senda visando recuperar a auto-estima e orgulho de todos os santa-catarinenses.

Para o centro da cidade de Assomada, conforme indicou, falta ainda a conclusão do terminal de passageiros, visando a arrumação do trânsito na urbe, que vai ser inaugurada ainda no decurso deste ano.

Por outro lado, o autarca fez saber que, também durante o ano de 2019, outros bairros da cidade de Assomada vão beneficiar de obras de requalificação urbana e ambiental mormente Cumbém, Achada Riba,Nhagar, Bolanha  e entre outros a serem anunciados oportunamente. As intervenções a serem feitas no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), no dizer do autarca, vão valorizar os investimentos já feitos nesses bairros da cidade de Assomada, e que acima de tudo vai melhorar a qualidade de vida.

Na ocasião, reiterou que o investimento tem sido “extensivo” a todas as localidades do concelho e não apenas no centro da cidade de Assomada, referindo-se à requalificação urbana e ambiental, estradas, habitação social e electrificação.

Para assinalar as festividades do 13 de Maio, foram preparadas um leque de actividades culturais, desportivas e inaugurações que arrancaram desde os meados de Abril, que culminam hoje, com uma eucaristia.

Com Inforpress



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # Migueis 14-05-2019 19:08
Faça de conta és prisidenti.... meu seus para onde vamos.
Responder
0 # Manel 14-05-2019 17:48
Nem a Praia e o Mindelo são CIDADES quanto mais Assomada. Sorry Beto! Vocês os políticos falam e não fazem ou então ficam a tapar buracos e depois rizem que um amontoado de casas é uma cidade. Haja paciência! Queremos cidades, verdadeiras cidades: com saneamento, espaços verdes, recreativos e desportivos, cidades atrativas e não simples pedreiras cinzentas!
Responder