• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Óscar Santos. Praia mudou muito e essa mudança é visível
Regiões

Óscar Santos. Praia mudou muito e essa mudança é visível

O presidente da Câmara Municipal da Praia considerou o desempenho dos dois anos de mandato da actual equipa de “muito positivo”, sendo que a capital do país está em constante mudança visíveis a vista desarmada de qualquer um.

Em entrevista à Inforpress, para assinalar o segundo ano do actual mandato camarário, que ocorreu a 30 de Setembro de 2016, Óscar Santos reconheceu que Praia está a mudar e a crescer “muito rápido” e, para tal estão a trabalhar com o intuito de moldar a cidade com ordem, organização, espaços verdes e limpos de modo a torná-la numa cidade atractiva para investimento turístico e não só.

“O balanço é muito, muito positivo. A cidade da Praia está hoje como um estaleiro com cerca de 30 frentes de obras a nível de asfaltagem, drenagem de água, saneamento e calcetamento em todos os bairros”, explicou o autarca praiense que garantiu que nos dois anos, a cidade mudou muito e essa mudança é visível a vista desarmada de qualquer cidadão.

Segundo o presidente, essa avaliação que tem sido “muito positiva”, resulta do esforço da equipa camarária que tem sido “muito actuante” em todos os sectores, sobretudo na captação e atracção de investimentos público-privado, de modo a criar uma nova centralidade.

“Só no ano passado, a taxa de execução de investimento rondou os 98 por cento (%), número mais elevado e registrado em todos os tempos face ao enorme volume de obras que foram implementados sobretudo na parte sul da cidade que abrange a zona de Fundo Cobom, Fontom, Tira Chapéu com obras de drenagem onde a câmara investiu cerca de 440 mil contos”, assegurou.

Por outro lado, avançou que as localidades do Minho, Lém Cachorro, Pensamento Lém Ferreira foram também comtemplados com obras de requalificação e drenagem de água, investimento esse que, no seu entender, dotou a cidade com mais capacidade de resiliência em termos de chuvas.

Em termos de asfaltagem, assegurou que a autarquia investiu cerca de 210 mil contos nas zonas do Palmarejo, Várzea, Paiol e Achada Mato.

Para além de trabalhar para atrair investimentos do sector privado, garantiu que o município tem apostado também na área da educação, acção social, habitação e cultural.

“Com o Grupo Kym Negoce, temos o projecto de reabilitação da Praça do Palmarejo orçado em 220 mil contos, e com outra empresa temos também um outro projecto que irá nascer na rotunda de Ponta d’Água”, acrescentou Óscar Santos que considerou que este investimento vai criar uma nova centralidade nesses bairros.

Outro aspecto que considerou “importante” e que, no seu entender, trouxe mudanças na vida das pessoas e da cidade, tem a ver com a questão dos transportes, onde destacou o projecto do terminal de hiaces localizado no Sucupira, e a futura praça de táxis que irá contemplar pontos de táxis nas várias localidades da cidade, por forma a disciplinar e descongestionar o trânsito.

Por outro lado, reconheceu que a cidade da Praia precisa de “muito mais” e requer de mais investimentos, onde assegurou que para os próximos dois anos a prioridade será a parte leste, norte e oeste da cidade que irá abranger a zona de Lem Ferreira, Achada Grande Frente, Trás, Castelão, Achada Mato, São Filipe, Ponta d´Água, São Pedro Latada, Pensamento, Calabaceira, Simão Ribeiro, Safende e Alto da Glória, sendo que são localidades que precisam de obras em termos de calcetamento, ligação de rede de esgotos, melhoria na iluminação pública, acessibilidade e reabilitação de casas.

“Toda essa parte da cidade tem um défice enorme de organização. Nos próximos dois anos a nossa atenção prioritária vai ser para esses bairros que precisam de um “up grade” de modo a equilibrar o desenvolvimento da cidade”, realçou.

Na ocasião, acrescentou que do plano de actividades para os próximos tempos constam ainda obras de reabilitação e requalificação da parte histórica do Platô, da zona de Ponta Belém e das encostas do Liceu Domingos Ramos.

Óscar Santos sublinhou ainda que o Estatuto Especial da cidade da Praia é outra questão “muito importante” e que merece a devida atenção do Governo.

Eleito a 04 de Setembro de 2016, Óscar Santos foi empossado como presidente da Câmara Municipal da Praia, a 30 de Setembro.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação