• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Maio. Cães vadios atacam e matam animais. Criadores pedem intervenção das autoridades
Regiões

Maio. Cães vadios atacam e matam animais. Criadores pedem intervenção das autoridades

Os criadores pedem a intervenção das autoridades. A situação, dizem, está ficando insustentável. Um mal nunca vem só, pois a seca e a falta de pasto seriam suficientes neste ano atípico em que não choveu em todo o país, com todos os problemas que esta situação provoca na vida dos homens do campo..

Esta semana, os cães mataram 20 cabras de um criador, na localidade de Figueiras, ilha do Maio. As informações circulam nas redes sociais, em que cada um lança a sua sentença de acordo com o seu entendimento das leis e da vida em comunidade.

Face ao silêncio das autoridades, um internauta escreveu no facebook, em jeito de brincadeira, que “cães vadios andam a matar caprinos na ilha do Maio e não se mata os cães e nem se toma nenhuma medida”. E cita um cidadão atento, dizendo que “a lei cabo-verdiana é amiga de cachorros”, eventualmente para fazer um paralelismo com as afirmações do ex-comandante da PN do Sal, Elias Silva, segundo as quais “a lei cabo-verdiana é amiga de armas”.

Elias Silva, ao que tudo indica, queria apenas chamar a atenção das autoridades, sobretudo das autoridades políticas, no sentido de se pensar em mudar as coisas no referente à segurança, tendo em conta a actual realidade social que o país está a viver.

A apelo de Elias Silva é semelhante ao que a população da ilha do Maio está a fazer neste momento, no sentido de se tomar medidas com os cães vadios, quanto mais não seja para minimizar os prejuízos neste ano de seca e flagrante falta de pastos.

Acontece, no entanto, que Elias Silva foi demitido das suas funções, e corre sobre a sua cabeça um processo disciplinar por elegada “infracção grave” no exercício das suas funções. Quanto à população do Maio, as autoridades ainda não se pronunciaram.

A ilha do Maio é conhecida pelas suas criações de gado caprino, que ocupa um número considerável das suas populações. O queijo da ilha é um produto a se ter em conta e faz mercado em todas as ilhas do arquipélago, concorrendo com os "famosos" queijos do Fogo e Santo Antão.

Maio tem uma superfície terrestre de 269 km² e uma população de 8.303 pessoas (INE2010).

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação