• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia, uma cidade de exclusão. Continua a gestão criminosa da Gamboa
Colunista

Praia, uma cidade de exclusão. Continua a gestão criminosa da Gamboa

 

 

Com esta Câmara Municipal e com esta liderança de Óscar Santos, a Praia será sempre uma cidade para uns poucos felizardos, escolhidos a dedo

A nossa Praia da Gamboa tinha/tem tudo para ser um complemento de uma marginal de eleição para todos os Praienses e Turistas. Mas a especulação imobiliária e os negócios obscuros da Câmara Municipal da Praia superam qualquer plano benéfico para a comunidade.

Pelos preços milionários das suas requalificações urbanas, e o preço do mercado de Coco (12 milhões de euros) ainda por concretizar, podemos dizer que somos abençoados por a Câmara Municipal da Praia não construir Casas.

A Praia de Boca Bala na Gamboa, em frente à Electra, tinha recebido em Agosto de 2002 uma placa para à realização do Gamboa Games. Em meados de 2009/2010 a Câmara Municipal da Praia decidiu demolir toda a estrutura construída na altura. Passado quase uma década, a dois meses das eleições autárquicas, a mesma Câmara decide “investir “ 22 mil contos[i], para fazer a mesma coisa que antes mandou demolir.

Encher uma Praia dessa dimensão e num litoral, de betão , e à revelia da Lei, com ensurdecedor silêncio e cumplicidade das autoridades, da comunicação social, da elite da Cidade e dos Praienses em geral, no “pais mais Livre de África”, é algo que só Freud poderá explicar.

É de salientar que o Empreiteiro abençoado, mais uma vez, pela Câmara Municipal da Praia é a SIBAFIL. A mesma que requalificou a parte exterior do Estádio da Várzea, a rotunda de Telecom e as valas entre o Palácio Ildo Lobo até a parte traseira do Estádio da Várzea, por 70 mil contos. Trata-se ainda de mesma[ii], empresa que recebeu da Câmara Municipal da Praia [iii]17 hectares de terrenos (170.000 m2) em Achada São Filipe mais 2,5 hectares (25.000 m2) em Fontom/Encosta ASA, pertencentes ao Município.”

Com esta Câmara Municipal e com esta liderança de Óscar Santos, a Praia será sempre uma cidade para uns poucos felizardos, escolhidos a dedo.

Fonte: Orçamento Retificativo da CMP de 18 de Julho de 2020

[i]https://m.facebook.com/story/graphql_permalink/?graphql_id=UzpfSTc4NDIwNDg5NzIxOjEwMTU4NDYzMTExNzU0NzIy

[ii] https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3533424480021587&id=169947043036031

[iii] https://santiagomagazine.cv/index.php/editorial/3048-o-caso-dos-terrenos-da-praia-da-para-ficar-calado

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação