Pub
Por: Samilo Moreira

O Ministro das Finanças Olavo Correia é um charlatão, um demagogo ou um oportunista?
Que cada um tire a sua ilação e conclusão.

Foto1. SM.SM

“Queremos a lista de empresas que tiveram o perdão da divida por parte do Ministério das Finanças.”

Janira H. Almada, Presidente do PAICV [i]

O Governo tem que explicar porquê que 3 milhões de contos (desistência do litígio fiscal) que estão aqui, portanto, foram desistidos dos Tribunais, quem ganhou, quem perdeu. Que o vice-ministro mande a lista nominal de todos os processos.”

João Batista, Deputado do PAICV[ii]

I

Uma coisa que ninguém deve esquecer - quem cria empresas precisa de colaboradores. Por isso, há uma correlação direta entre criar empresas e empregar ou criar empregos. Pelo menos até agora. É um acordo de colaboração em que se partilha riqueza entre as partes. Portanto, criar empregos não é um favor, antes é uma necessidade para que uma empresa possa funcionar.

II

De facto, a Economia de Cabo Verde pode ser caracterizada como Crony Capitalism (Capitalismo de Compadrio). Temos alergia ao mercado, competição, transparência e mérito.

O assistencialismo que o MpD preconiza não só é de isenção fiscal, renúncia fiscal, perdão fiscal, desistência de litígios fiscais em prol de privados etc, isto é, ilibar algumas empresas de pagar impostos, ainda é reforçado com a transferência de bens e patrimónios públicos a certos privados. É o empreendedorismo sem empreendedor de Capitalistas sem Capitais.

Nunca é demais reler este Editorial do Santiago Magazine (https://santiagomagazine.cv/index.php/editorial/3153-a-mafia-de-terrenos-e-o-dinheiro-que-nunca-mais-acaba-o-exemplo-da-imobiliaria-salamansa-e-o-the-group-resort), em como patrimónios do Estado estão a ser transferidos a determinados grupos privados, invertendo descaradamente toda a lógica subjacente na criação da Convenção de Estabelecimento.

III

É possível separar esta afirmação do cidadão Olavo Correia, do vice-ministro ou do ministro das Finanças?

Apesar de” ter dado” à sua empresa benefícios fiscais através da lei que aumenta os direitos de importação de lacticínios e sumos de fruta aos concorrentes, o Cabo Verde Investment Fórum ser o antro de isenções fiscais e aduaneiras, em particular através da Convenção de Estabelecimento, apesar de centenas de empresas receberam a Utilidade Turística que concede isenções fiscais e aduaneiras, o ministro jura publicamente que é contra os benefícios fiscais.

Imaginem se fosse a favor!

IV

Conceitos nos quais o Ministro das Finanças é contra:

Isenção Fiscal: É a não cobrança de certos impostos às (algumas) empresas.

Renúncia fiscal: “Ocorre quando o governo abre mão de receber parte dos impostos devidos em prol de um estímulo da economia ou de programas sociais, que serão desenvolvidos pela iniciativa privada ou entidades não-governamentais.”

Lista de Benefícios Fiscais aprovado pelo atual Governo: https://cvtradeinvest.com/wp-content/uploads/bsk-pdf-manager/2018/03/Inventario-de-beneficios.pdf

Imaginem se fosse a favor!

V

Algumas transferências e Isenções Fiscais (o PAICV continua aguardando à outra lista).

Exemplo 1:

Foto2. SM.SM

 Foto3. SM.SM

Fonte: B. O. Nº. 96 — 13 de setembro de 201

O Ministro das Finanças, em nome do Governo, cede milhares de metros quadrados de património do Estado a uma entidade, sem que o Estado tenha qualquer benefício equivalente. Aliás, o próprio conceito permuta prevê isso.

Exemplo 2:

Foto 4. SM.SM

No dia 06 de dezembro de 2019, o Governo decidiu autorizar esta empresa a não pagar impostos nos próximos 3 anos. O motivo: O Plano de Negócios não correu como previsto. E se as outras empresas em Cabo Verde usarem isto como jurisprudência?

Exemplo 3:

Foto 5. SM.SM

Foto 6. SM.SM

Fonte: B.O. N.º 109 — 28 de Outubro de 2019

Até 2029 (ponto 7), terá Isenção Total no Imposto sobre Consumos Especiais (ICE). O motivo (ponto 8): O Plano de Negócios não correu como previsto. E se as outras empresas em Cabo Verde usarem isto como jurisprudência?

Se todos pagarem cada um pagará menos, é pura retórica. O “flat” pretendido cairá sobre os Consumidores (mais IVA em 2020) e os pequenos comerciantes nacionais.

 

[i] https://www.youtube.com/watch?v=83ZFrHqXNJ8

[ii] https://www.youtube.com/watch?v=83ZFrHqXNJ8



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # copyright 02-01-2020 09:00
Os partidos ,os movimentos cívicos social assim como as pessoas físicas podem barrar na justiça esses decretos ?
Responder
-3 # John Miller 02-01-2020 08:47
Samilo Moreira e os seus textos ocos! Tu achas que enchendo chouriço com asneiras estás a fazer um excelente trabalho à nação. Estás redondamente errado!
Responder
-1 # Carlos Veiga 02-01-2020 15:51
Se o mamador John Miller está chateado acho que o Samilo Moreira está a fazer um brilhante trabalho.

O John Miller é um sanguesunga no Pais.
Responder
-2 # Barbo 02-01-2020 11:16
John Miller, por acaso é Pai ou Mãe? sinceramente! o fututo do nosso país é menos importante que fanatismo político? Na sua inteligente e macrocéfalo inteligência, qual é a correlação entre PIB e bem estar social/qualidade de vida?
Bom ano !
Responder
+1 # Kulundjulu575 01-01-2020 23:55
O Olavo dribla e mete golo ao povo. Delois dap palmas.... viva a ignorancia.
Responder
+1 # Terra-terra 01-01-2020 22:47
Um Olavo que precisa de bi-laque! Kkk
Responder