Pub
Por: DRC

Janira H. Almada

Janira Hopffer Almada conquista eleitorado a Ulisses Correia e Silva e provoca redemoinho no seio do movimento. O MpD está a passar por um momento de stress elevado. Os vídeos expondo a vulnerabilidade das pessoas, a distribuição de cestas básicas e outros subsídios, a delegação de poderes centrais nos municípios são sinais claros de que, afinal, as coisas não andam bem pelos lados do movimento. Aliás, o desconforto do Maika Lobo manifestado nos seus incendiários posts no facebook, demonstram que efetivamente o redemoinho já tomou conta do movimento de tal ordem, que até sondagens estão sendo fabricados para animar a plateia e confundir a opinião pública.

Sim, o Maika Lobo divulgou na sua página do facebook resultados de sondagens que supostamente o MpD mandou fazer em que a avaliação do governo e seu chefe aparece em lugar confortável – 56% de votos - e a líder do PAICV em queda livre – 28%. E diz que a sondagem é de abril de 2019. Logo a seguir a esta publicação, Maika Lobo, certamente não satisfeito com os resultados do seu trabalho, escrevia um longo monólogo para aconselhar o PAICV a mudar de líder, sob pena de continuar a perder as eleições.

Pouco cavalheiro e desmedido nas palavras, este homem bate com tal violência em Janira Hopffer Almada, que muitos terão questionado das suas reais motivações. Sobretudo porque, muitos não conseguiram compreender tamanha sanha de um homem em relação a uma líder partidária, que ele mesmo coloca como estando no terminal da picada.

Mas aqui, caro leitor, está a explicação para as fúrias do Maika e as correrias do MpD e seus principais cabeças, nos últimos dias.

É que neste momento, Janira Hopffer Almada está a conquistar parte do eleitorado a Ulisses Correia e Silva, estando num empate técnico com o partido no poder. Ou seja, o MpD tem hoje uma vantagem inferior a 7 pontos percentuais sobre o PAICV - 38.1% (MpD) contra 31.4% (PAICV). O MpD sabe disso, mas esconde, e empurra o Maika Lobo para falar coisas que não correspondem à verdade.

Por exemplo, no compto dos cenários eleitorais, Ulisses Correia e Silva tem uma taxa de rejeição de 49% contra 50% de Janira Hopffer Almada – uma diferença de 1 ponto percentual.

Já no que se refere à firmeza de voto, Janira Hopffer Almada caminha a uma grande velocidade, pois acusa uma firmeza de voto de 31% contra 37% de Ulisses Correia e Silva. Ou seja, uma diferença de 6 ponto percentuais.

Neste momento, a maioria dos eleitores, ou melhor, 64% de eleitores, classifica o desempenho da oposição de razoável. Ou seja, não considera o desempenho da oposição nem negativo nem positivo.

Os eleitores avaliam o desempenho de Janira Hopffer Almada como acima do esperado, ao mesmo tempo que a maioria, ou seja 61%, continua a considerar que a atual líder do PAICV não deve abandonar a liderança do partido.

Por seu turno, cerca de 50% de eleitores dizem que não confiam no Ulisses Correia e Silva. Mesmo na forma de governar Ulisses Correia e Silva perde por José Maria Neves. Verdade, quando se refere sobre qual a melhor forma de governar Cabo Verde, 40% consideram que é a de José Maria Neves e 31% que é a do Ulisses Correia e Silva.

A percentagem de eleitores que avaliam o desempenho do Governo como positivo é igual à percentagem que avaliam como negativo.

Para um partido que conta ainda apenas 3 anos de governação estes dados são deveras preocupantes, e empurram muitos guardiões do templo para o desespero, ou até mesmo a chutar o pau da barraca, com invenção de sondagens e projeções de estratégias para a oposição executar.

São, de facto, sinais pouco animadores para o movimento. Todavia, a adoção de posturas tipo “undi da ki panha” poderá seguramente baralhar ainda mais as contas desta turma dirigida por Ulisses Correia e Silva.

 



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

+1 # JOSÉ SANCHES 27-06-2019 22:14
como é possível se ainda não chegamos o ano 2021.... ou ganha-se sem que o povo vote…. reparem que hoje a ANGOLA é governado pelo JL e não ES, não haverá dinheiro de ANGOLA…
Responder
+1 # Pedro Candeias 14-06-2019 18:44
Até o fim deste mandato a sensatez do eleitorado cabo-verdiano vai com certeza prevalecer no sentido de mostrar MpD e o seu líder, Ulisses Correia e Silva, através de um cartão bem vermelho, que a pior coisa que um Movimento político deve fazer é brincar com o sentimento do Povo. Com a vitória do PAICV e de Janira Hopffer Almada como Primeira-Ministra em 2021, a esperança irá renascer como acontecera em 14/01/2001. O MpD vai voltar a ocupar a função de Oposição para completar o seu longo estágio de bom senso! Deus é grande!!
Responder
0 # Desespero 14-06-2019 16:55
Viva Janira
Viva PAICV.
Rumo à vitória em 2020 e 21, dando ao MpD 20 anos de casa. vejam que no ano 2000, a taxa de crescimento económico era de 7,9%, mas o MpD perdeu feio em 2001. Agora, com o crescimento de 4%, o Olávo quer animar os hostes?
Responder
+2 # Djosa Neves 12-06-2019 03:30
Quando uma publicação numa pagina pessoal suscita tanta CÓLICA, está explicada a situação intestinal dramática porque passa o PAICV. Esta cólica, afinal não é mais do que movimentos peristálticos de origem nervosa, descontrolados, perante uma realidade que se quer manter, esforçadamente, ESCONDIDA.
Responder
0 # Pedro Candeias 15-06-2019 20:56
Olha Djosa Neves, esse teu espernear é um sinal claro de que já estás pressentido que a vossa derrota nas próximas eleições que se aproximam. Podem trazer termos como Cólicas, Situação intestinal drámatica (porque sabemos que é isso que estão sentindo), mas este bom povo, que já não será ludibriado, está ansioso à espera de vos colocar no sítio de onde não reuniam ainda quaisquer condições de sair. Bem haja o PAICV e a sua Líder, Janira Hopffer Almada, futura Primeira-Ministra de Cabo Verde.
Responder
0 # José Antonio 10-06-2019 09:54
publiquem o meu comentaria anterior
Responder