Pub

Metamorfose COM MOLD

No seu último artigo no Jornal Expresso das Ilhas, Gil Évora parafraseou Churchill: há gente que muda de partido por causa dos princípios e gente que muda de princípios por causa do partido”.

Perguntamos: O que levou Gil Évora a “mudar de Partido”?

Para quem foi um fervoroso apoiante (legitimamente) de uma Concorrente e Camarada da Presidente Janira H. Almada, nas eleições Internas do PAICV, este posicionamento contra o PAICV, a sua líder e pró-governo actual (legitimamente), é estranho esta mudança de 180 graus. Deve-se a que propósito?

Temos um problema de partidarização na Função Pública. Será que devemos acusar apenas os Partidos Políticos?

Um Presidente de uma Empresa Pública (Emprofac) pode (ou deve) posicionar-se na arena política, como activista fervoroso e agente político, inclusive se imiscuindo nas questões internas de um Partido Político?

Não há um código deontológico nesta Empresa (Emprofac)? O Presidente da Emprofac ignora o respeito que deve ao Estado e aos seus Colaboradores, descura a possibilidade de ferir ferozmente o sentimento político dos trabalhadores dentro da Empresa e actua como se estivesse a desempenhar um Cargo (Dirigente) Político!?!?

Gil Évora escreveu dois textos no Jornal Expresso das ilhas. Um, em 2016, intitulado “O PAICV dos pequeninos!”, e o outro, em 2019, intitulado “A judicialização da política em Cabo Verde”.

De entre muitas análises, do estilo “puxar o saco e garantir o tacho”, Gil Évora diz que, em caso de condenação no caso da Barragem Banca Furada, a “actual líder não deixaria de ter também responsabilidades políticas na decisão tomada em relação à referida barragem e, a ter pernas para andar, este parece ser um processo em que a queixosa corre sérios riscos de se transformar em testemunha ou mesmo arguida”.

Gil Évora, antigo gestor comercial da companhia TACV (quadro dos TACV de 1989 a 1999), considerou, em 2018, após a vitória do MpD (e esquecendo-se que esteve 15 anos assumindo, inclusivamente, funções de chefia na Empresa, num absoluto silêncio sobre os TACV) que a empresa teve o seu grande salto e melhor momento com a gestão de Alfredo Carvalho, na década de 90. O Gil Évora pode, sim, ser acusado de ter contribuído para a situação dos TACV.

MensagemGilEvora1

Então a Presidente do PAICV, enquanto Ministra do Emprego, deve ser condenada pelas decisões tomadas pelos Ministros da Defesa, da Agricultura, do Turismo, etc., ou deve responder pelas suas decisões no Ministério por ela tutelado (e vice versa)?  

O Presidente da CMP, Óscar Santos, deve ser condenado pela decisão do Mercado de Coco, tomada pelo então Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ou não?
Alguém que considera a situação financeira do Mercado de Coco como sendo “medidas de natureza legislativa”, é porque não tem a mínima noção do que significa “legislativa”.  

A metamorfose do Gil Évora

O Gil Évora tem demostrado ter uma elasticidade e capacidade raras neste País. 

De PAICVista acérrimo passou a Mpdista convicto. 

O Homem virou Camaleão: do Amarelo passou para o Verde, num estalar de dedo! E que ninguém duvide que, no dia que o PAICV voltar ao poder, o Gil Évora será, novamente, mais PAICVista que os Fundadores do Partido de Cabral.

Em 2012, Gil Évora escrevera no Facebook: “Acabei de tomar conhecimento das novas nomeações do governo de JMN. Apesar de entender que ele poderia e deveria ter ido um pouco mais longe, particularmente separando algumas das pastas que estão sob tutela da Janira Almada”.

Nas eleições internas do PAICV em 2014, posicionou-se (legitimamente) como fervoroso apoiante de uma candidatura contra a Janira H. Almada (também legitimamente).

MensagemGilEvora2

Após a vitória da Janira H. Almada, nas eleições internas de 2014, a táctica  de aproximação, vulgo  “tachismo” , foi tentado com os votos do Gil Évora, à JHA, aquando do seu aniversário, desejando-lhe, na sua página do Facebook, “Feliz aniversário. Saúde, Amor e Felicidade”.  Não tendo tido sucesso, pois que é sabido que a JHA não se convence com “duas cantigas”, Gil Évora virou anti-Janira H. Almada. Estávamos em 2015, antes das eleições. Isto claro, não sabendo o Gil Évora se o PAICV sairia vitorioso ou não. Por isso mesmo, tentou marcar terreno junto da líder do PAICV.

MensagemGilEvora3

Após a derrota do PAICV, nas Legislativas de 2016, mais precisamente no dia 03 Maio, Gil Évora se lança ao ataque contra o PAICV e a sua líder. 

No seu texto “O PAICV dos pequeninos!”, Gil Évora mostrou, mais uma vez, a sua elasticidade e, precisando garantir o seu “tacho”, fez o seu jogo de aproximação ao MpD: “quanto ao novo Governo ele aí está, pequeno conforme o prometido e com um programa económico ambicioso, em consonância com a esperança dos cabo-verdianos e a absoluta necessidade que se tem de tirar o País deste marasmo económico. Quer-se uma nova dinâmica para o sector privado e uma aposta segura no investimento direto estrangeiro como alicerces do crescimento económico e do emprego”. 

Um ano depois viria o pagamento do Frete do Gil Évora.

A 04 julho de 2017 Gil Évora (que era Gestor da Autoridade Turística Central, no Governo do PAICV, derrotado nas eleições de 20 de Março de 2016), foi nomeado (ou será pago?), com o seu novo tacho: foi nomeado Presidente da Emprofac, com salário, subsídios, carro último modelo e outras regalias mais.

Bem do jeito do Gil Évora que todos conhecem!

As várias tentativas concertadas mostraram, até agora, serem insuficientes para derrubar a Presidente eleita do PAICV, Janira H. Almada. E isto tem deixado muitas pessoas desesperadas.

A 22 Maio de 2019, quase dois anos depois, num momento turbulento para o Governo, Gil Évora, já muito bem acomodado nas suas regalias de Presidente da Emprofac (mas tendo de continuar a “pagar” o favor da nomeação, para se garantir) volta das trevas e aposta em mais um ataque à líder do PAICV.  

Estará o Gil Évora preocupado com a possibilidade de o MpD perder as próximas eleições?

Estará o Gil Évora a garantir que o PAICV não vai ganhar as próximas eleições, para a Janira H. Almada não ser a próxima Chefe do Governo, e, assim, correr o risco de ficar sem Cargo, sem “tacho”, sem salário chorudo, sem carro de função e outras regalias?

Ou estamos perante um caso de ressentimento pessoal?

 

1 https://expressodasilhas.cv/opiniao/2019/05/22/a-judicializacao-da-politica-em-cabo-verde/63802

2 https://www.facebook.com/search/top/?q=Email%20trocado%2C%20Gil&epa=SEARCH_BOX 

3https://www.facebook.com/search/top/?q=Gil%20%C3%89vora%2C%20Janira%2C%20Governo&ref=eyJzaWQiOiIwLjM1Njk5MzE1ODU2OTE1NDE1IiwicXMiOiJKVFZDSlRJeVIybHNKVEl3SlVNekpUZzVkbTl5WVNVeVF5VXlNRXBoYm1seVlTVXlReVV5TUVkdmRtVnlibThsTWpJbE5VUSIsImd2IjoiYmVlMDlmOTNmYTczMmNmYTU5YTFjYjZkOWY0NTBkMzg5MjQyNGU0OSIsImVudF9pZHMiOltdLCJic2lkIjoiNTM0NTFmY2Y2OGExNzgxMDlkYzRhYWU0MmU4YmZlNTciLCJwcmVsb2FkZWRfZW50aXR5X2lkcyI6bnVsbCwicHJlbG9hZGVkX2VudGl0eV90eXBlIjpudWxsLCJyZWYiOiJicl90ZiIsImNzaWQiOm51bGwsImhpZ2hfY29uZmlkZW5jZV9hcmd1bWVudCI6bnVsbCwiY2xpZW50X3RpbWVfbXMiOjE1NTg2MzIyNjIwNzB9&epa=SEARCH_BOX

4 https://expressodasilhas.cv/opiniao/2016/05/03/o-paicv-dos-pequeninos/48510

5https://www.santiagomagazine.cv/index.php/economia/171-gil-evora-nomeado-pca-da-emprofac?fbclid=IwAR0TtOYE0nPBugU9SiOyEJdDdexvvRXd-yI6Y7RIydUkG-UmMM9ZeMTafwM



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # Gillian Meira 02-08-2019 18:13
Vira-Casacas sempre haverá, mas o importante é ter vozes que os desmascarem! Parabéns pela matéria!

Abraços de São Paulo!
Responder
+2 # suzana lopes 30-05-2019 14:54
Santiago magazine, façam um tour pela cidade ou pelo país, e vejam quão infestado está este país de gananciosos a trás de tacho. Vão encontrar tantos camaleões de toda espécie e feitio, bajuladores de todo tamanho, não prestas, incompetentes, puxa-saquistas, fretistas, desenvergonhados, nojentos, reles, girinos, imorais, etc... da categoria desse gil évora, que troca partido sem pestanejar, salta de poleiro quão babuíno numa floresta tropical, o homem é simplesmente nojento. há camaleões em vários institutos e empresas. Façam um rastreio e vejam. estão lá de pedra e cal, a lamber os ministros do MPD, pessoas que até pouco tempo atrás eram alvos de ataque dessas gajos, hoje estão sendo idolatrados por esses cachorrinhos do poder. Realmente é impressionamente a forma como eles e elas e transformam para terem cargo. só perdem por um camaleão. tenho pena dessas gente sem amor próprio, abaixam até aparecerem as tripas para terem cargo. Mas que porcas e porcas!!!!! comam farelo até se fartarem, porque MPD é BURRO, mas quem vos dará coice é o PAICV. Por favor Santiago magazine, rastreiem os presidentes de instituto e os seus directores ali é que estão os verdadeiros camaleões, aqueles que infiltram para trabalharem na sombra. já já vão subir no muro. Ficam lá quietos, enquanto os tolos lutam. assim que aparecer um vencedor, saltam logo para seu lado para lhe lamber as nádegas. é assim que eles vivem de tacho em tacho, porque nada sabem fazer esses parasitas do poder. o que bem fazer é sugar o dinheiro do contribuinte para enriquecerem rápido, trabalhar nada. Ocupam cargo para fazer fofoca, destruir coisa publica, e sugar riqueza da estado. Mais nada. pelo menos fosses para cadeia. mas nem isso. vivem impunes, riba comparto, a gozar com os que têm mérito e trabalham. assim é que constrói um país
Responder
+2 # Emanuel 28-05-2019 20:30
Se for verdade que está publicado,a troca de mensagens sobre os TACV os dois indivíduos acima indicados é muito grave.
Responder
+1 # Atento 23-07-2019 07:48
Eu ia mas longe. Se fosse num país sério, seria abrir investigação e pegar os bandidos. Como estamos numa terra de bandidagem, e piratas da antigas, tudo fica debaixo do pano, porque os interesses são muito maiores.
Responder
+2 # Carlos barbosa 28-05-2019 13:31
Só agora esse Gil Évora é conhecido desde o tempo de estudante e quando era presidente do grupo Rrecreativo SEVEN STAR , as ajudas que eram ddadas a Esse grupo é que ajudou o Gil Évora pagar o curso em Portugal
Responder
+3 # Cidadão Atento 28-05-2019 13:25
Santiago magazine está de parabéns por desmascarar este senhor. Infelizmente, em Cabo Verde há um certo número de indivíduos sem carácter, bajuladores e incompetentes que saltam de partido em partido ou de governo em governo à procura de tachos e mordomias de uma forma vergonhosa! Mas, enfim, assim se conhece a personalidade e carácter de alguns personagens da nossa praça!
Responder
+2 # pepi 28-05-2019 11:12
COMO, SOMENTE AGORA ESTÃO RECONHECENDO OS ATRIBUTOS DESTE “homem”. SE É QUE DEVEMOS CHAMÁ-LO ASSIM.

NÃO TEM CARATER NEM ALMA. HÁ MUITO QUE VENDEU-OS AO DIABO.
Responder
+3 # Tozé Fernandes 28-05-2019 08:54
Não é apenas esse senhor Gil Évora... há outro vira-casaca que anda por aí todo fanfarrão: José Almada Dias!Andou anos a escrever baboseira s no jornal e,mal mudou o governo, começou a desancar nos governos do PAICV.E o pagamento,atrasou mas não tardou: é o novo coordenador das "zonas francas" do país...o SM também deveria falar sobre esta personagem..
Responder
+5 # Migueis 28-05-2019 08:26
Obrigado. Bem visto e escrito. Haverá mais. Vou enviar subsidios para um próximo artigo.
Responder
+3 # Eurico Pires Sousa 28-05-2019 00:30
Até que enfim uma voz para desmascarar esse Gil Évora! Um tachista incompetente a viver na manteiga. Está com medo de perder os tachos. Por isso, está a lutar com pés e mãos.
Responder