• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Elisama Brito. Enfermeira de profissão e missionária por vocação
Elas

Elisama Brito. Enfermeira de profissão e missionária por vocação

Brasileira de nacionalidade, enfermeira de profissão e missionária por vocação, Elisama Brito participou enquanto preletora do 2º Congresso de Mulheres na Igreja Assembleia de Deus de Ivoty, na Fazenda, Praia, em comemoração do “Mês de Março Mês da Mulher” onde ministrou sobre a Paternidade de Deus.

Sobre o tema, esta missionária brasileira, que já trabalhou em Timor Leste e em Moçambique, explicou que a mulher tem em entender que, por meio da Obra de Cristo, ela foi reconciliada com Deus e que agora ela precisa cumprir seu papel de filha de Deus na família, na igreja e na sociedade.

Elisama Brito, que conhece bem a realidade de alguns países da CPLP, afirma que enquanto mulher tem testemunhado o estilo de vida guerreiro das mulheres desses países, especialmente as mulheres timorenses, moçambicanas e brasileiras.

Mulheres essas que tem marcado sua geração, servindo na sua comunidade, na sua vizinhança e na própria família, onde desempenham vários papéis, inclusivamente na igreja onde elas têm também trabalhado em favor da expansão do Reino de Cristo.

Elisama Brito tem trabalhado, há mais de vinte anos, na divulgação da Palavra de Deus, missão que a tem levado a enfrentar vários desafios, além dos factores discriminatórios por ser mulher e ensinar a Palavra de Deus aos homens através da ministração de cursos de capacitação para obreiros. “Talvez, o maior desafio que enfrento é o de ensinar pessoas do sexo masculino a Palavra de Deus”.

No entanto, para esta missionária, a compreensão da graça de Deus lhe confere capacidades para enfrentar esses desafios e alcançar a vitória.

Além da pregação e ministração da Palavra de Deus e de cursos de capacitação, Elisama trabalha no aconselhamento das mulheres, porque ela acredita que não é possível pensar numa sociedade sem pensar na família e logo sem pensar nas mulheres. “A Bíblia diz que a mulher sábia edifica a sua casa”, avisa, acrescentando que é essa verdade que a motiva para estudar a Bíblia com as mulheres para que alcancem corações sábios assim contribuírem para a edificação das suas casas e famílias.

No final da sua missão em Cabo Verde, Elisama Brito deixou o seguinte aconselhamento às igrejas: “investir nas mulheres e nas crianças, pois os benefícios alcançados dependerão dos investimentos realizados e esses investimentos deverão centrar fundamentalmente numa educação cristã das crianças e na formação do carácter cristão das mulheres porque elas irão realizar a obra de Deus na edificação dos seus lares que sustentam as famílias, que, por sua vez, sustentam as sociedades”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação