Pub

Phishing 140509 2

O Banco Interatlântico emitiu esta quarta-feira, 21, um comunicado alertando para tentativa de “phishing” com recurso a uma “mensagem falsa” enviada por correio electrónico.

Segundo o mesmo banco, os emissores da mensagem solicitam a actualização de dados pessoais do receptor sob a condição de bloqueio da conta bancária.

Estas tentativas de fraude servem, conforme informou a instituição bancária, para aceder aos dados confidenciais de acesso à internet banking. Por isso, pede o banco para que não se responda ao email e nem se clique nos links que são disponibilizados na mensagem.

Neste artigo Santiago Magazine ajuda-o a perceber melhor este golpe na internet que já fez milhares de vítimas em todo o mundo e ainda damos-lhe pistas de como identificar e prevenir esta fraude cibernética.

O que é Phishing?

Phishing - expressão que surgiu a partir da palavra em inglês “fishing”, que significa “pescando” - é uma maneira fraudulenta que cibercriminosos usam para enganar utilizadores de internet a revelar informações pessoais, como passwords ou cartão de crédito, Bilhete de Identidade e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando a vítima a websites falsos.

Mensagens de Phishing parecem ser enviadas por organizações legítimas como PayPal, UPS, uma agência do governo ou seu banco; entretanto, elas são na verdade falsas mensagens. Os e-mails pedem de forma educada por actualizações, validação ou confirmação de informações da sua conta, sempre dizendo que houve algum problema. Nese momento o utilizador é então redireccionado a um site falso e enganado a apresentar informações sobre a sua conta, que podem resultar em roubos de identidade.

Como reconhecer o 'phishing'? Quase sempre que recebe mensagens pedindo para revelar informações pessoais, geralmente via e-mail ou outro website, pode desconfiar porque pode estar prestes a cair na ratoieira do 'phishing'. 
 
Enquanto ameaças de phishing não podem ser "removidas", elas podem definitivamente ser detectadas. Monitorar seu website e manter-se cauteloso com relação ao que deveria e não deveria estar lá. Se possível, mude os arquivos principais do seu website regularmente.
Dicas de como prevenir phishing
  • Tenha bons hábitos online e não responda links adicionados a e-mails não solicitados ou no Facebook.
  • Não abra anexos contidos em e-mail que não foram solicitados.
  • Proteja sua password e não as revele para ninguém.
  • Não forneça informação confidencial a ninguém - no telefone, pessoalmente ou via e-mail.
  • Verifique a URL do website (o endereço do site). Em muitos casos de phishing, o endereço de e-mail pode parecer ligítimo, mas a URL pode estar com erro de grafia ou o domínio pode ser diferente (.com quando deveria ser .gov).
  • Mantenha seu navegador atualizado e utilize atualizações de segurança.

 



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar