Pub

mercado

A estagnação tende para um valor próximo de 1,1% na inflação, mas atinge em Janeiro deste ano o valor de 1,2% nos preços ao consumidor. Uma diminuição de 0,1 pontos percentuais em relação a Dezembro de 2018, idêntica à redução registada comparativamente à inflação medida em Janeiro do ano passado.

O director de estatísticas do INE, Fernando Rocha, pontua que, em janeiro a inflação reduziu 0,1 pontos percentuais face ao valor observado em Dezembro de 2018

O primeiro resultado do índice de preços no consumidor, com a nova base de 2018, traduziu aumento dos rendimentos e mais gastos das famílias com viagens e lazer.

O vice–presidente do INE, Celso Soares, ressalta que em 2019 constatou-se uma alteração na estrutura de consumo, o que indica que as famílias agora têm melhores condições para dispensarem mais atenção ao lazer e viagens.

Contudo, agora com a mudança do IPC, a nova metodologia não é mais necessário esperar cinco anos pelo inquérito às despesas e receitas familiares. Pois já é possivel, retirar ou introduzir produtos do cabaz conforme o consumo,permitindo atualizar em permanência o cálculo da inflação. 

Com RTC

Comentar