• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Encontro entre AAVTCV e Embaixador da Rússia em Cabo Verde. Conquista de novos mercados na agenda
Economia

Encontro entre AAVTCV e Embaixador da Rússia em Cabo Verde. Conquista de novos mercados na agenda

O presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo de Cabo Verde (AAVTCV), Mário Sanches, acompanhado do vice-presidente, Bino Santos, encontram-se esta quarta-feira com o embaixador da Rússia em Cabo Verde, Vladimir Sokolenko, tendo na bagagem a conquista do mercado turístico daquele país.

O encontro, que aconteceu a convite daquele diplomata, serviu, para além de elucidar o embaixador sobre a agenda e ações da AAVTCV, para o piscar de olho a uma possível parceria com a sua congénere russa, tendo este solicitado os préstimos da embaixada russa na abertura de um canal de aproximação entre as agências de viagens e turismo dos dois países.

De acordo com o comunicado de imprensa da referida associação, a Russia, esta aproximação pode ser uma boa oportunidade para o turismo nacional. “Afinal, trata-se de uma das grandes potencias mundiais e um país continental com fronteiras na Europa e na Ásia e que poderá contribuir significativamente para o objetivo cabo-verdiano de chegar e, mesmo, ultrapassar os um milhão de turistas ao ano”, sugere o referido comunicado.

O comunicado da AAVTCV, avança que Sokolenko, por sua vez, manifestou “toda a abertura para ajudar a abrir as portas do seu país aos operadores cabo-verdianos e vice-versa”, tendo o diplomata respondido afirmativamente ao desafio lançado pela delegação da AAVTCV de aquela representação diplomática “proporcionar” a vinda de operadores turísticos russos às nossas ilhas para conhecerem a nossa realidade e potencial que “certamente cairá no agrado dos russos”.

Até porque, sublinha aquele diplomata, “o aumento do fluxo de turistas é importante e consta dos acordos bilaterais entre os dois países”. Nisso, o diplomata russo deixou também algumas observações pertinentes, com vista a atrair mais turistas do seu país a Cabo Verde, sendo a principal delas a melhoria dos canais e formas de comunicação de Cabo Verde enquanto destino turístico, em particular para os russos.

Para Vladimir Sokolenko é preciso que “fazer com que a informação chegue de forma sistematizada e concentrada à Rússia, usando canais que transmitam confiança,”, pois que no turismo “a confiança é fundamental”.

Na sequência, a AAVTCV compromete-se a trabalhar, centralizar e unificar a informação de cada ilha, as principais ofertas e produtos com as agências locais e que posteriormente serão disponibilizadas no website da Embaixada da Federação Russa. Uma proposta da Embaixada e que muito agrada aos responsáveis da AAVTCV que vêm nesta oferta uma possibilidade única de dar a conhecer Cabo Verde aos russos.

Sokolenko refere o trabalho que está a ser feito pela sua embaixada, juntamente ao Executivo cabo-verdiano em várias vertentes que deverão facilitar, no futuro, o negócio entre agências de viagens e operadores cabo-verdianos e russos.

De referir ainda a medida de isenção de vistos aos cidadãos da União Europeia, incluindo a Rússia que poderão ajudar a incrementar a vinda de turistas e operadores russos ao nosso país. Outra necessidade, como já aconteceu no passado, será o estabelecimento de ligação aérea direta entre os dois países.

Uma visita a todos os títulos proveitosa e que, acredita Mário Sanches, poderá significar o início de uma nova era nas relações entre Cabo Verde e a Rússia.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação