• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
TACV impedida de voar para Itália
Economia

TACV impedida de voar para Itália

Em comunicado divulgado hoje, 19 de Julho, a Agência Nacional de Aviação Civil Italiana (ENAC), torna público que a TACV não pode viajar para Itália. Em causa estão os inúmeros cancelamentos de voo da transportadora aérea nacional, com graves prejuízos para passageiros.

No seu comunicado a ENAC justifica que os numerosos cancelamentos dos voos organizados nos últimos dias pela empresa Cabo Verde Airlines, causaram desconforto a centenas de passageiros com voos regulares para Cabo Verde, pelo que revoga as autorizações a TACV para operar nos aeroportos italianos.

A ENAC pediu também a companhia TACV para enviar a lista de protecção dos passageiros envolvidos. O mesmo comunicado, pede à transportadora área nacional para não vender mais bilhetes com destino para Itália, a partir 20 de Julho 2018, amanhã.

A ENAC promete entrar em contato com a Agência de Aviação Civil nacional para pedir informações em relação a situação da TACV. Pretende a agência italiana exigir que a sua congénere cabo-verdiana intervenha para resolver a situação de desconforto que foi criada pela TACV, sobretudo tendo em conta o período de grande procura como este em que todo mundo toma férias para viajar.

Nos últimos dias a TACV cancelou um total de 55 voos, prejudicando mais de 7 mil passageiros.

Tal situação se deve ao facto de a transportadora área nacional ter ficado sem aparelho, uma vez que o contrato de gestão com a Icerlandair chegou ao fim e esta recusou renovar por mais tempo. Este contrato, recorde-se, devia vigorar o mínimo de 12 meses e o máximo de 36 meses.

Durante este período a Icerlandair deveria introduzir no mercado aeronáutico cabo-verdiano, um total de 13 aviões, logo nos primeiros 12 meses, feito que não chegou a concretizar-se.

Algumas personalidades conhecedoras do mundo da aviação civil confidenciaram ao Santiago Magazine que esta medida tomada pela Itália poderá alastrar-se a toda a União Europeia, comunidade onde a Itália se encontra inserida.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação