• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Futebol Santiago Sul. Luta renhida no grupo da frente. Lito estreia com vitória
Desporto

Futebol Santiago Sul. Luta renhida no grupo da frente. Lito estreia com vitória

O campeonato da 1ª divisão Santiago Sul continua ao rubro nesta segunda metade da competição com diferença de três pontos entre o líder, a Académica (38 pts), e o terceiro, o Celtic (35 pts). O segundo, o Boavista, também venceu nesta 15ª jornada e mantém-se a um ponto da Micá com 37 pts.

Faltam pouco sete jornadas para o final do campeonato, estas três equipas não se largam. Destaque para a vitória por 5 x 0 da Académica sobre a Ribeira Grande na estreia de Lito Aguiar no banco da equipa da capital. Vitória que certamente terá tido um sabor especial para o treinador cujo despedimento do Sporting há pouco menos de duas semanas atrás aconteceu após derrota diante da Ribeira Grande por 1 x 2.

O Boavista também não titubeou e venceu o Sporting por 2 x 1 enquanto o Celtic também fez a sua parte, 3 x 1 no derby com a equipa vizinha do Bairro Craveiro Lopes e mantém esperanças no título inédito para o clube. Os Leões, agora treinados por Alex Lopes vêm cada vez mais longe o objetivo da revalidação do título regional e bem podem virar os objetivos agora para o campeonato nacional e encarar o resto do regional como uma preparação para a tentativa de revalidação do título nacional.

A luta pela manutenção no primeiro escalão é igualmente renhida entre Travadores (12 pts), Benfica da Praia (11 pts), Tira-Chapéu (7 pts), sendo que Eugénio Lima parece praticamente condenado ao rebaixamento. Travadores que somaram mais uma derrota diante do Desportivo, 3 x 1 a favor dos militares.

Menos mal para os encarnados que o 10º classificado, o Benfica, também perdeu com o Tchadense cuja 15ª jornada foi proveitosa. Os homens da Achada Santo António igualam a pontuação da Ribeira Grande e do Bairro, ambos com19 pts, e passam para sexto. Ribeira Grande desce para sétimo lugar, Bairro mantém-se em oitavo.

Em duelo de aflitos, o 11º classificado, o Tira Chapéu venceu a Eugénio Lima e chega aos 10 pts, aproximando-se de Benfica e Travadores, enquanto Eugénio Lima (4 pts) afunda-se ainda mais na cauda da tabela. Recorda-se que os dois últimos classificados ao fim da competição descem para a segunda divisão.

Classificação:

1º Académica         38 pts

2º Boavista             37 pts

3º Celtic                  35 pts

4º Sporting              28 pts

5º Desportivo          22 pts

6º Tchadense         19 pts

7º Ribeira Grande  19 pts

8º Bairro                 19 pts

9º Travadores         12 pts

10º Benfica             11 pts

11º Tira Chapéu      10 pts

12º Eugénio Lima   4 pts

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação