• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sporting da Praia despede treinador campeão nacional
Desporto

Sporting da Praia despede treinador campeão nacional

A época menos conseguida do Sporting e, sobretudo, derrota na última jornada do regional de Santiago Sul, diante da modesta Ribeira Grande terão pesado na decisão da direção que comunicou esta manhã a decisão ao treinador Lito Aguiar da rescisão do contrato entre as partes. Aguiar, ex-internacional cabo-verdiano e o timoneiro da brilhante época dos Leões da Capital o ano passado,está agora sem clube e sonha um dia chegar à seleção nacional.

O treinador deixa o Sporting na 4ª posição do campeonato, com 27 pts., a 7 pts. do líder, a Académica (34 pts.). A equipa terá acusado, conforme leitura do próprio treinador em entrevista à comunicação social esta manhã, a pedra de alguns jogadores importantes e alguma juventude e inexperiência do plantel que esta época apostou muito em jovens talentos que despontaram de outras equipas e/ou mesmo da academia do clube leonino.

O facto é que o Sporting vem perdendo alguns pontos, sobretudo nas últimas três jornadas, a derrota, 2 x 3 com a Ribeira Grande (jornada 13), empate 1 x 1 com o Benfica e empate 0 x 0 com os Travadores.

Lito diz estar “triste”, mas “não chateado” com a direção do Sporting, pois que o “futebol é mesmo assim e essas coisas podem acontecer”. Os treinadores dependem dos resultados e estes não vinham sendo bons como reconhece e o Sporting achou por bem encerrar a ligação entre as partes e ir em busca de novos caminhos.

O treinador diz deixar muitos amigos no clube e augura que o seu substituto, que ainda não foi comunicado oficialmente, venha a conseguir levantar o clube que, Lito acredita, “ainda pode vir a conseguir coisas interessantes” já que “ainda falta muito campeonato”.

Lito Aguiar, recorda-se, foi o timoneiro das conquistas do regional e do nacional da época passada e que puseram um fim a um jejum de títulos que durava há seis anos como o próprio sublinhou.

Entretanto, o treinador que tem sido aventado, sobretudo nas redes sociais, como um nome a considerar para o futuro da seleção principal cabo-verdiana, não esconde este sonho  e diz estar aberto a esse e outros desafios que possam surgir para prosseguir a carreira de treinador, seja em Cabo Verde ou no exterior, ele que jogou muitos anos em Portugal e tem boas ligações com aquele país.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação