Pub

ntoni denti doru

Maior nome do batuco morreu faz hoje um ano e está a ser lembrado na sua terra natal, São Domingos, com uma série de actividades de homenagem. E há um documentário sobre a vida e obra do artista a ser apresentado no periodo da tarde nos Paços do Concelho.

26 de Setembro. Nesse dia, há um ano, falecia na sua residência, em São Domingos, António Vaz Cabral, mais conhecido por Ntoni Denti d'Oru, o primeiro homem a enveredar-se pelo batuco - antes só executado por mulheres - tendo sido um dos maiores impulsionadores desse estilo musical de raiz africana e umbilicalmente ligado à ilha de Santiago.

Poucas semanas após a sua morte, o Ministério da Cultura, que já tinha preparado uma homenagem em vida, colocava um busto de Ntoni Denti d'Oru na praça central do centro dessa cidade (cuja avenida carrega o nome de Ntoni Denti d'Oru), de forma a eternizar o seu legado e lembrar à população local e visitantes, sobretudo turistas, da importância desse artista no cenário cultural cabo-verdiano e universal. Sim, além de compor canções para batuco e finason (gravou com Nha Nácia Gomi, Ferro Gaita e tem um álbum solo produzido pela RFI), Ntoni Denti d'Oru ensinou muitas pessoas a sua arte, que ainda persiste e resiste à modernidade e aos sons electrónicos.

É essa característica, aliada à sua única e contagiante alegria em palco, onde não se coibia de mostar o seu dente de ouro com largo sorriso, que fazem de Ntoni Denti d'Oru o rei do batuco. Por isso, vai ser sempre lembrado e celebrado.

Hoje é um desses dias. A data, em que faria 93 anos, assinala um ano da morte do artista, pelo que o dia começou com missa de sufrágio e visita à campa onde jaz Ntoni Denti d'Oru, no cemitério local. As actividades comemorativas continuam com uma palestra/conversa com os alunos da Escola Secundária Fulgêncio Tavares, proferida pelo professor e músico Bernardino Fernandes e pelo também professor José da Luz Lima.

A seguir a um almoço oferecido pelos familiares e amigos, será mostrado um documentário inédito sobre a vida e obra de Ntoni Denti d'Oru, da autoria do realizador Zezinho Furtado, previsto para as 14 horas nos Paços do Concelho. A Câmara Municipal financiou parte das despesas da organização, e está representada pelo vereador Américo Lima, uma vez que Clemente Garcia, o presidente da autarquia, está nos Estados Unidos da América (EUA) para reactivar a parceria com Lowell, cidade do Estado de Massachusets com a qual é geminada desde 2012.

O programa de actividades da homenagem a Ntoni Denti d'Oru fecha com uma tarde cultural ao redor do busto do artista (a começar a partir das 17h30), em que vão subir ao terreiro as Batucadeiras de São Domingos, os grupos Fidjus de Ntoni Denti d'Oru, Nora, Godim e demais actividades culturais.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar