• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Jorge Tolentino lança livro sobre relações entre Estados Unidos de América e Cabo Verde
Cultura

Jorge Tolentino lança livro sobre relações entre Estados Unidos de América e Cabo Verde

O evento aconteceu esta quinta-feira, 21, na cidade da Praia, concretamente no espaço ENeves, na Achada Santo António. A apresentação da obra esteve a cargo do sociólogo Francisco Carvalho.

Trata-se de uma obra escrita e pensada no âmbito das comemorações dos 200 anos das relações entre os Estados Unidos de América e Cabo Verde e editada pela “Arnaldo França Livraria”.

Segundo o autor, o livro começou a partir de um desafio colocado pela Encarregada de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde que lhe formulou o convite para ser o Keynote Speaker num Jantar de Gala organizado pela Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde para assinalar o arranque das celebrações acima referidas.

Jorge Tolentino, que é escritor, diplomada e embaixador, havia participado igualmente numa outra conferência inaugural, desta feita, organizada pela Universidade de Cabo Verde, onde desempenhou o papel de Keynote Speakers’ Event.

Foi a partir daí, segundo as suas palavras, que continuou a aprofundar a investigação cujo resultado é o livro que agora é dado à estampa.

Este é um trabalho original no panorama dos estudos no âmbito da diplomacia cabo-verdiana e, particularmente, no que se refere às relações entre os Estados Unidos de América e Cabo Verde que vem de tempos remotos, desde a pesca da baleia, passando pelo apoio dos EUA em vários momentos da história de Cabo Verde, culminando com o suporte na altura da independência de Cabo Verde.

A colaboração dos EUA prosseguiu até os tempos mais recentes com a cooperação em matéria de segurança na arena internacional e de apoios importantes como são os dois pacotes do MCA e a atribuição da Categoria 1 da Aviação Americana a Cabo Verde e todas as vantagens daí advenientes.

A apresentação do livro intitulado “Estados Unidos de América e Cabo Verde: uma parceria histórica e estratégica” esteve a cargo do Dr. Francisco Carvalho e o lançamento teve lugar hoje, ao fim da tarde desta quinta-feira.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação