• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Primitive lança single “Paranoia” no Youtube
Cultura

Primitive lança single “Paranoia” no Youtube

Os Primitive acabam de publicar no Youtube do seu mais novo vídeo clipe do single «Paranoia», com a participação do jovem guitarrista Sóren Araújo, um dos temas mais conhecidos da banda praiense e que promove o seu primeiro álbum, «Odju ki ta txekau». O álbum que comemora 15 anos de carreira.

Realizado pelo jovem cineasta cabo-verdiano, Yuri Ceunick, o vídeo clipe estrela o jovem ator cabo-verdiano Alexandre Soares “Tey”, que participa no recém-lançado filme, «Os Dois irmãos», uma narrativa bastante original e que retrata um personagem com uma dose de esquizofrenia em diálogo com vários alter-egos que o levam ao caos. “A Ideia, quando me fizeram o convite era empresar dinâmica à música, sem retirar a complexidade escondida numa mensagem com uma letra curta, simples e repetitiva, não no mau sentido, mas cheio de força”, explica Yuri Ceunick.

O vídeo foi primeiro divulgado durante o ultimo Festival Grito Rock, VI edição promovida pelos Primitive e a sua produtora de eventos Artikul CJ, e está, a partir de hoje no youtube para os fãs e curiosos que queiram conhecer uma das mais antigas bandas Rock cabo-verdianos no ativo.

Paranoia, é uma das composições originais dos Primitive que acompanha o grupo desde os seus primeiros anos, mas, que nunca, até esta, tiveram a oportunidade de trabalhar em vídeo clipe. “Sempre foi um sucesso e um dos primeiros temas rocks nacionais da pesada e que sempre nos valeu boas críticas e boa aceitação, daí que decidimos trabalhar um novo arranjo desde o ano passado e agora promover o nosso álbum com ele”, explica Cesar Freitas, o baixista e um dos fundadores dos primitive.

A letra, apesar de curta, tem uma mensagem forte com um arranjo a condizer ao estilo das bandas heavymetal como os Metálica e outros que inspiram o grupo. “É uma chamada de atenção social e, sobretudo, política, estamos a dizer aos políticos que deixem-se de paranoias e tenham em atenção o povo e as suas necessidades”, reflete Fodja, como é conhecido o baixista dos Primitive.

Ainda na produção do vídeo clipe, resta acrescentar que a fotografia e pós-produção foi da jovem cineasta Samira Vera-Cruz, através da sua Parallax Produções e que as máscaras que retratam os vários alter-egos do personagem e dos elementos da banda foram produzidas pela artista plástica Elisabete Gonçalves.  

Quanto ao álbum «Odju ki ta txekau”, trata-se de uma compilação de sucessos e algumas composições inéditas e que retratam os mais de 15 anos de existência da banda, com 12 faixas e que é produzido pelos Primitive e a Artikul produções pertencente a alguns elementos da banda. O referido trabalho discográfico já está disponível nas principais casas de venda música e em várias plataformas online, como:

Deezer (https://www.deezer.com/album/54322322);

ITunes (https://itunes.apple.com/album/id1330986376);

Spotify (https://open.spotify.com/album/6S5vhxzmHcSMZUxdawwCBt), Shazaam e outros outros.

Veja aqui, no Santiago Magazine o vídeo clipe de Paranoia:


Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação