• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Última hora. STJ autoriza extradição de Alex Saab. Defesa vai recorrer ao Tribunal Constitucional
Política

Última hora. STJ autoriza extradição de Alex Saab. Defesa vai recorrer ao Tribunal Constitucional

Cabo Verde decidiu esta quarta-feira, 17, extraditar Alex Saab para os Estados Unidos da América, precisamente dois dias depois de o Tribunal da CEDEAO ter mandado libertar o empresário. Os advogados de defesa de Saab já preparam recurso ao Tribunal Constitucional.

Segundo a agência espanhola EFE, o Supremo Tribunal de Justiça procedeu esta quarta-feira, 17, ao despacho da autorização da extradição de Alex Saab, tido como testa de ferro de Nicolas Maduro, para os Estados Unidos da América, por alegado branqueamento de capitais.

De acordo com o veredicto, ao qual a EFE teve acesso, o Supremo Tribunal Federal indeferiu o recurso da defesa da Saab e confirmou a decisão de uma primeira instância que aprovou a entrega do empresário, detido em Cabo Verde, desde o dia 12 de junho de 2020, a pedido dos EUA.

O despacho do Supremo Tribunal sai dois dias depois de o Tribiunal da CEDEAO ter mandado libertar o empresário colombiano a serviço da Venzuela e condenado Cabo Verde a indemnizar Saab no valor de 200 mil euros.

Em reacção, a equipoa de defesa de Alex Saab enviou esa pequena nota à nossa redacção: "Fomos hoje notificados da decisão do Supremo Tribunal de Justiça de Cabo Verde sobre o processo de extradição em curso contra o Embaixador e Enviado Especial Alex Saab. A Defesa está atualmente a estudar a decisão e iremos imitir, mais tarde, uma declaração substancial. Entretanto, podemos afirmar que iremos interpor recurso para o Tribunal Constitucional e reafirmar a nossa confiança na libertação do Embaixador Saab".

Partilhe esta notícia