• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ulisses Correia e Silva nega debate previsto pelas 22 horas desta sexta-feira. Argumenta com problemas de agenda
Política

Ulisses Correia e Silva nega debate previsto pelas 22 horas desta sexta-feira. Argumenta com problemas de agenda

Em comunicado assinado pela Secretária Geral, Filomena Delgado, MpD esclarece que sempre se mostrou “disponível” para debater nos “diversos moldes e nos mais variados formatos”, declarando-se, no entanto, indisponível para debater com o PAICV e a UCID na noite desta sexta-feira, alegando problemas de agenda.

“É por honrar a nossa palavra com os cabo-verdianos que não podemos agora cancelar e defraudar as expectativas que foram criadas com acções de encerramento que o MpD tem já agendadas que terão lugar ao longo de todo o dia de amanhã (hoje)” sublinha o comunicado.

 “Nunca recusamos o debate e o escrutínio olhos nos olhos”, sublinha o partido rabentola, acrescentando ter reagido com “surpresa e indignação” a anulação do debate que devia acontecer no passado dia 11 de Abril.

O MpD “louva o esforço” da RTC em criar as condições técnicas para a realização do referido debate, mas diz entender que, “na última noite de campanha não contribui para uma clarificação maior do que já foi feito ao longo de todas as iniciativas de esclarecimento desenvolvidas junto dos cabo-verdianos”.

Refere, ainda, o comunicado, que o MpD reagiu com “surpresa por se propor debate para a última noite de campanha eleitoral”, acrescentando que o partido sempre defendeu a realização do novo debate em “tempo útil”.

Entretanto, num encontro promovido esta quinta-feira pela RTC com os representantes das candidaturas, o PAICV e UCID manifestaram “disponíveis” para o debate, que devia começar às 20:00 no estúdio 3 de Televisão de Cabo Verde.

A RTC decidiu retomar o debate entre os líderes dos partidos concorrentes em todos os 13 círculos eleitorais, depois que o Tribunal Constitucional (TC) concedeu “provimento parcial” ao recurso interposto pelos democratas cristãos, “revogando a decisão da Comissão Nacional de Eleições na parte em que condiciona a realização do debate eleitoral à participação de todos os partidos concorrentes às eleições legislativas de 18 de Abril de 2021”.

Na perspectiva da CNE, realizando-se o debate durante a campanha eleitoral, deve-se garantir “tratamento igual a todas as candidaturas concorrentes às eleições legislativas de 18 de abril, quer quanto ao tratamento jornalístico, quer quanto ao volume de espaços concedidos”.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o MpD vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Partilhe esta notícia